Fim da obrigatoriedade do uso de máscara na rua está nas mãos da Assembleia da República. Deputados vão ouvir peritos antes de decidir.
Comentários: 0
Fim do uso da máscara na rua? Parlamento decide
GTRES

O Governo decidiu antecipar o levantamento das restrições previsto na fase 2 do desconfinamento ainda para agosto, numa altura em que mais de 70% da população está totalmente vacinada, mas manteve a obrigatoriedade do uso de máscara na rua – pelo menos até meados de setembro. A decisão final está nas mãos do Parlamento.

Antes de decidir sobre o fim do uso obrigatório de máscara na rua, a Assembleia da República vai ouvir primeiro um conjunto de especialistas da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre o tema, tal como escreve o Jornal Negócios. Para já, a lei diz que, até 12 de setembro, é obrigatório usar máscara na via pública sempre que o distanciamento não esteja garantido.

Quando deixará de ser obrigatório usar máscara na rua? Parlamento decide
Photo by Daniela Holzer on Unsplash

O PSD quer ouvir com urgência os peritos da DGS sobre o fim do uso da máscara na rua. Num requerimento divulgado no sábado (21 de agosto), o grupo parlamentar do PSD sustenta que a decisão sobre a manutenção ou fim do uso de máscara "não é exclusivamente do foro político, uma vez que pode ter consequências para a saúde pública, pelo que deve ser tomada com sustentação científica". Em declarações à rádio Observador, o deputado socialista José Magalhães, disse que esta proposta “faz todo o sentido”.

Recorde-se que depois do último Conselho de Ministros, e na apresentação das novas medidas ao país, a ministra Mariana Vieira da Silva avisou que “esta é uma decisão da Assembleia da República que deve ser tomada na AR”. “É esse o espaço em que se deve decidir sobre uma medida com tão forte impacto nos direitos, liberdades e garantias”, referiu.

PR defende fim do uso da máscara em meados de setembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defende o fim obrigatório do uso da máscara só em meados de setembro e apelou aos jovens para se vacinarem contra a Covid-19 antes do início do ano letivo.

Questionado sobre o fim do uso obrigatório da máscara, o Presidente da República lembrou que é uma competência da Assembleia da República, que só volta a reunir-se em plenário em setembro, e por isso defendeu que a prorrogação dessa decisão “é uma boa coincidência, depois de deixar passar algumas semanas”.

Marcelo defende fim do uso da máscara em meados de setembro
GTRES

“Fui dos primeiros a pô-la e serei dos últimos a tirá-la. Quero ver primeiro os números de agosto e de setembro”, disse, citado pela Lusa, durante uma visita ao centro de vacinação de Alcabideche, no concelho de Cascais.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade