Uma iniciativa que pretende sensibilizar os portugueses para a importância de apoiarem as causas em que acreditam.
Comentários: 0
Giving Tuesday 2021: depois de comprar, é hora de dar
Pexels

O movimento Giving Tuesday surgiu em 2012 nos EUA. A data é celebrada na terça-feira que sucede o Dia de Ação de Graças no país, numa resposta solidária à Black Friday. A ideia é refletir sobre o consumismo e sobre a importância de doar e apoiar causas em que acreditamos. Em Portugal, esta iniciativa começou em 2019, e este ano é comemorada a 30 de novembro.

Depois da Black Friday caracterizada pelas compras com grandes descontos, o Giving Tuesday, ou Terça-feira Solidária, vem fazer frente ao conceito, apelando à realização de doações das mais diversas formas.  Neste momento é o maior movimento solidário do mundo, muito graças ao poder de difusão das redes sociais e está presente oficialmente em mais de 70 países.

Giving Tuesday Portugal: como funciona?

A iniciativa tem um site oficial onde podes consultar toda a informação detalhada do projeto assim como as causas e parceiros. Aqui a ajuda vai muito além de doações monetárias:

  1. Escolher a causa que queres apoiar: podes optar por apoiar um projeto específico que esteja a decorrer, ou uma organização;
  2. Como queres apoiar: depois de escolheres a causa com a qual mais te identificas podes também decidir como queres ajudar. Pode ser uma doação monetária, de bens, de tempo e até mesmo de competências;
  3. Apoiar: o apoio é feito diretamente à organização social escolhida;
  4. Partilhar: o último passo consiste em partilhares uma publicação nas tuas redes sociais com o hastag #givingtuesday, para incentivares outras pessoas a fazer o mesmo.

Apoiar causas
Foto de Any Lane en Pexels

Podem registar-se todas as pessoas que tenham vontade de agir e ajudar: pessoas individuais, empresas, municípios, instituições de ensino, entre outras. O registo é gratuito e permite-te explorar causas sociais nas mais diversas áreas de atuação.

A Giving Tuesday Portugal é uma boa forma de incutir o espírito de entreajuda e solidariedade nas pessoas que nos rodeiam com pequenos gestos como incentivar os mais novos a partilhar, escrever cartas, organizar uma angariação de fundos nas redes sociais ou até mesmo desafiar os colegas de trabalho a fazer uma recolha de alimentos.

Nesta iniciativa, o grande objetivo é inspirar as pessoas criando uma onda de generosidade que dure para além do Giving Tuesday e levar o máximo número de pessoas a abraçar uma causa que faça sentido, porque um pequeno gesto pode fazer toda a diferença na vida de algúem.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade