Valor depositado nos bancos por particulares subiu 7,1% em novembro e atingiu os 171,9 mil milhões de euros, segundo o BdP.
Comentários: 0
Depósitos das famílias atingem máximo
Depósitos de particulares em milhões de euros (M€) Banco de Portugal

Os portugueses nunca tiveram tanto dinheiro no banco. O valor dos depósitos de particulares cresceu 7,1% em novembro de 2021 face ao mesmo mês do ano passado. Com esta evolução, foi atingido um “novo máximo histórico” no montante total de depósitos de 171,9 mil milhões de euros, avança o Banco de Portugal (BdP).

A evolução dos depósitos das famílias subiu a um ritmo semelhante ao verificado no mês anterior – de 6,9%. E a um ritmo superior ao verificado na Área Euro, que, aliás, voltou a descer em novembro para os 5,1% - em concreto caiu 0,7 pontos percentuais face a outubro (5,8%).

Para o aumento dos depósitos de particulares em Portugal “contribuíram essencialmente os depósitos à ordem, que cresceram 15,1% face ao período homólogo”, lê-se na nota publicada pelo BdP dia 29 de dezembro de 2021.

Poupanças das famílias
Depósitos de particulares | Taxa de variação anual (%) Banco de Portugal

O valor dos depósitos das famílias foi crescendo e, segundo a análise do regulador, os particulares aumentaram os seus depósitos junto de bancos residentes em 19,7 mil milhões de euros desde março de 2020.

Também o montante de depósitos das empresas em bancos residentes em Portugal atingiu um novo recorde. Cresceu 15,8% em novembro de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, atingindo os 60,1 mil milhões de euros. Este valor representa também um crescimento de 14% face a outubro de 2021.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade