
Dívida pública de Portugal deverá cair 58% desde o pico da pandemia
Portugal encontra-se no top dez dos países mundiais que conseguiram, nos últimos anos, mais reduzir a dívida pública: surge na 8ª posição na redução da dívida entre o pico da pandemia, em 2020, e 2029, o último ano das projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), com uma descida de 58 pontos percentuais (p.p.) do PIB.

Spreads da dívida descem à boleia do BCE – Portugal fora da "red line"
Os juros da dívida pública baixaram e os prémios de risco (spreads) em relação à dívida alemã emagreceram e estão, agora, longe dos picos registados a 14 de junho quando o Banco Central Europeu (BCE) se apercebeu de que o mercado da dívida na zona euro estava, de novo, sob ataque especulativo. No caso da dívida portuguesa, o spread desceu de 140 pontos a 14 de junho para 115 na quarta-feira (27 de julho).

Dívida pública de Portugal sobe três mil milhões para novo recorde
A dívida pública de Portugal aumentou para 279 mil milhões de euros – em concreto 279.012,76 milhões de euros – em abril de 2021, mais três mil milhões de euros que em março, segundo dados divulgados esta quarta-feira (1 de junho de 2022) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais elevado de sempre, superando a dívida pública registada em junho do ano passado (277.490,04 milhões de euros).

Juros da dívida superam 4% e abrem a porta a novo rating de lixo
Portugal está em risco de voltar a ter um rating de lixo. Esta quinta-feira, os juros da dívida portuguesa ultrapassaram os 4% no prazo a 10 anos, entrando no patamar mais elevado desde fevereiro de 2016.

Rumores
Bancos com exposição superior a 10 mil milhões à dívida portuguesa: Segundo a Autoridade Bancária Europeia (EBA), no seu último exercício de transparência, os 60 bancos europeus que são analisados pela instituição possuem um total de 10,7 mil milhões de euros de dívida pública portuguesa.

rumores
há mais milionários em portugal, apesar da crise: o número de milionários subiu 3,4% no ano passado e está a caminho dos 11 mil portugueses com mais de um milhão de dólares.

inquérito: sete anos serão suficientes para portugal pagar a dívida?
o idealista.pt quer saber a opinião dos fãs no facebook, por isso abriu um inquérito na sua página, na qual todos os fãs do idealista podem deixar a sua opinião.

rumores
estado admite sortear prémios para quem investir em dívida: a agência de gestão da tesouraria e da dívida pública (igcp) prevê lançar nos próximos três meses novos instrumentos de financiamento do estado dirigidos aos investidores de retalho.

segurança social investiu 950 milhões na dívida pública
no ano passado, a segurança social (ss) investiu quase mil milhões de euros (950 milhões) em dívida pública portuguesa, tendo perdas de 7%. de acordo com o diário económico (de), a entidade fechou o ano com activos de 13.473 milhões de euros no seu balanço, mais 3,4% face a 2009.

china ajuda portugal a comprar dívida do fundo europeu
os investidores chineses, incluindo o próprio governo de pequim, vão comprar uma "grande proporção" de títulos de dívida do fundo de resgate, que vai ser vendida em junho, para ajudar portugal.
segurança social não comprou dívida portuguesa
o ministério da segurança social garante que o fundo de estabilização financeira (fefss) não participou no leilão de bilhetes do tesouro que hoje teve lugar, e através do qual o estado emitiu mil milhões de euros a troco do pagamento de taxas de juro recorde, afirma o jornal de negócios (jdn) o

dívida portuguesa volta amanhã ao mercado com juros mais caros de sempre
portugal começa amanhã a pagar a factura do chumbo do pec iv e da demissão do governo. pela primeira vez desde que josé sócrates anunciou a sua decisão o país volta ao mercado, sem compradores garantidos.
prémio da dívida portuguesa desce face à dívida alemã
as obrigações portuguesas a 10 anos descem quatro pontos base, para 6,350%, enquanto os juros da dívida a cinco anos avançam um ponto base, para 5,196%.
estado paga 850 milhões em juros da dívida
durante os próximos 10 anos o estado português terá de desembolsar pelo menos 850 milhões de euros em juros da dívida pública.