Território nacional é o destino preferido dos portugueses para passar férias em 2022. Mas procura por destinos estrangeiros subiu.
Comentários: 0
Férias de verão 2022
Pexels

O verão já chegou e o orçamento dos portugueses para as férias de 2022 é de 1.543 euros, representando uma subida de 15% em relação a 2021, revelam os dados do 21.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, realizado em parceria com a IPSOS. Este ano há também mais portugueses com planos para viajar nos meses de verão: conta-se 79% dos inquiridos, revelando uma subida de 17 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.

Mas para onde vão viajar os portugueses no verão de 2022? O território nacional continua a ser o destino preferido dos portugueses – cerca de 54% dos inquiridos elegeram-no este ano, representando um aumento de 8 p.p. face a 2021, revelam em comunicado enviado às redações.

Por outro lado, a procura por destinos fora do país cresceu, sendo que o estrangeiro é agora a preferência de 52% dos portugueses, uma subida de 13 p.p. em relação ao ano anterior. E quais são os destinos preferidos dos portugueses para passar férias no estrangeiro? De acordo com o mesmo barómetro são:

  • Espanha (24%);
  • França (13%)
  • Itália (9%).

Há ainda uma clara preferência por escolher destinos perto do mar, abrangendo 58% dos portugueses inquiridos, uma tendência que, de resto se mantém, afirmam no estudo que se realizou entre 26 de abril e 16 de maio contando com amostra nacional representativa de 1.000 pessoas.

E como vão viajar neste verão? O carro (51%) continua a ser o meio de transporte de eleição para viajar. No entanto, a opção pelo avião (41%) aumentou cerca de 7 pontos em relação a 2021. “Para os portugueses, o hotel (41%) ou uma casa para arrendar (30%) são os tipos de acomodação mais procurados”, referem ainda no documento.

Ainda assim, durante as férias de verão de 2022 não haverá apenas tempo para descansar. Isto porque, de acordo com o barómetro, os portugueses (31%) são os cidadãos europeus que mais têm intenções de trabalhar a partir do destino de férias.

Férias na praia em 2022
Pexels

Quais as preocupações dos portugueses em viajar nas férias de verão?

Viajar num período de retoma depois da pandemia da Covid-19 e num contexto de guerra na Europa traz preocupações adicionais aos europeus. E os portugueses não são exceção, sendo ainda mais exigentes em relação às condições de segurança necessárias para passar férias este verão.

 Entre as principais preocupações das famílias portuguesas para viajar no verão em 2022 e assinaladas no estudo estão:

  • Higienização dos meios de transporte (referida por 45% dos inquiridos);
  • Acesso a informação detalhada sobre a situação epidemiológica e as medidas de saúde pública aplicadas no destino de férias (33%);
  • Preocupação em relação à saúde dos seus familiares e amigos no momento de viajar (73%);
  • Preocupações associadas à situação económica (71%).

“Na Europa, o impacto da inflação e o aumento generalizado dos preços destacam-se como o principal motivo para os cidadãos se sentirem mais retraídos quando pensam em viajar, principalmente os que habitam em Portugal (85%), na Polónia (79%), em Espanha (77%) e na Itália (74%)”, explicam na publicação.

Destinos de férias em 2022
Pexels

Seguros de viagem: portugueses dispostos a pagar por assistência

Uma forma de atenuar as preocupações associadas às férias de verão passa por contratar um seguro de viagem. E sobre este ponto, cerca de 43% dos portugueses afirma analisar, em primeiro lugar, o preço dos seguros de viagem quando pondera contratar um serviço, sendo este o indicador com mais peso na tomada de decisão.

Entre os europeus, os britânicos, os espanhóis e os portugueses são os mais dispostos a pagar por novos benefícios de assistência no seguro de viagem, como:

  • Alertas de segurança em tempo real (69%);
  • Coberturas para riscos relacionados com a Covid-19 (65%);
  • Acesso a informação sobre possíveis atrasos nos voos (64%);
  • Aplicação móvel que disponibilize informação sobre as políticas do seguro (59%);
  • Serviços de telemedicina (58%).

Viajar em 2022
Pexels
Os portugueses estão também entre os europeus que estão mais dispostos a investir por novos benefícios de assistência automóvel, como:
  • Assistência em viagem com cobertura no estrangeiro (66%);
  • Proteção de pneus (53%);
  • Acesso a um serviço de check-up antes da viagem (49%).

Embora com o retorno à normalidade – sem máscaras e testes – esteja na mira dos inquiridos para 2022 e 2023, “os cidadãos acreditam também que a Covid-19 terá impacto nos hábitos de viagem, nomeadamente na contratação de seguros de viagem, afirmando que mesmo quando a pandemia terminar vão continuar a utilizar estes serviços”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta