Na lista das regiões do mundo com clima invejável durante todo o ano está, sem dúvida, o sul da Califórnia. Com os seus dias ensolarados, quase sem nuvens no céu, é normal que quem mora por lá aposte em fazer a maior parte da vida longe de casa. Assim, são muitas as propostas de habitabilidade que apostam num estilo onde prevalecem grandes janelas e com materiais adaptados ao clima.
É por isso que, seguindo o estilo colonial espanhol que tem tanta influência naquela área dos Estados Unidos, a empresa de casas pré-fabricadas Cover, com sede em Los Angeles, fez esta proposta tão inovadora, sofisticada e adaptada ao ambiente.
Localizada no bairro Highland Park, esta pequena construção está localizada nos fundos da casa do empresário Oni Lazarus, que optou por esta casa pré-fabricada como uma nova modalidade de hospedagem para quem visita a cidade de Los Angeles. Embora, como diz o seu proprietário, “não seja apenas um local para arrendar”, mas sim “um estilo de vida que estamos a defender”.
Com uma estrutura de aço, esta pequena casa oferece um dinamismo difícil de alcançar num espaço tão pequeno quanto o quintal de outra casa, algo que os engenheiros da empresa Cover conseguiram.
No entanto, os proprietários também participaram na tomada de decisão, apresentando soluções extremamente interessantes como os sistemas de aquecimento e arrefecimento, que desempenham um papel fundamental no ambiente descontraído que se pretendeu dar a esta construção. Graças a esta forma inovadora de ar condicionado, através da instalação feita no chão e nas paredes da casa, pode ser arrefecido ou aquecido de forma rápida e altamente eficiente.
Além disso, esta instalação discreta também contribui para o design minimalista que foi escolhido no interior desta casa. Como é habitual neste tipo de casa com um espaço tão pequeno e tão apropriado para se situar em todo o tipo de locais, o ideal é preparar o interior com base no que a paisagem envolvente oferece. Por isso, tanto os proprietários quanto os arquitetos que projetaram esta casa pré-fabricada optaram por dar maior destaque às vistas do horizonte de Los Angeles.
A isso devemos acrescentar que, por estar localizada no jardim da casa principal, o telhado que circunda a casa é feito de madeira de Accoya. Da mesma forma, para estar em sintonia com a casa principal cuja estrutura é revestida com estuque cinza, os arquitetos da Cover encontraram uma solução ideal para revestir a casa com painéis de fibrocimento cinza claro. Se levarmos em conta o imenso número de janelas que a casa possui tanto no piso quanto no teto e nas paredes, a barreira visual entre o interior e o exterior é eliminada criando um único espaço.
Em suma, uma casa pré-fabricada pensada e criada para ocupar o seu devido lugar, de acordo com a sua envolvente arquitetónica e natural.
Para poder comentar deves entrar na tua conta