Preços da energia desceram 12,4% e os preços dos alimentos desaceleraram para 3,5% em novembro, estima INE.
Comentários: 0
Inflação em Portugal a descer
INE

A inflação em Portugal continua a descer. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira divulgados indicam que a inflação terá descido de 2,1% em outubro para 1,6% em novembro, sobretudo, devido à desaceleração dos preços dos alimentos. Esta é uma boa notícia para as famílias portuguesas que têm sentido o poder de compra pressionado nos últimos dois anos. Até porque, se os dados vierem a ser confirmados no próximo dia 14 de dezembro, significa que a inflação em Portugal está abaixo dos 2%, a meta do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar a estabilização dos preços.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 1,6% em novembro de 2023, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, aponta o INE no boletim publicado esta quinta-feira, dia 30 de novembro.

E porque é que a inflação em Portugal está a desacelerar? Segundo o instituto, “o principal contributo para esta desaceleração provém do efeito de base associado ao aumento mensal de preços registado nos produtos alimentares no último mês (0,4%) ter sido inferior ao que se verificou em novembro de 2022 (1,7%)”.

Assim variaram os preços da energia e dos alimentos em termos homólogos no nosso país:

  • Preços da energia: a variação dos produtos energéticos diminuiu para -12,4% (-12,0% no mês precedente);
  • Preços dos alimentos: o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 3,5% (4,0% em outubro).

Também a inflação subjacente – que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos – terá descido em novembro: registou uma variação de 2,9%, enquanto em outubro foi de 3,5%.

Face ao mês anterior, a variação da inflação em Portugal terá sido de -0,3% (-0,2% em outubro e 0,3% em novembro de 2022). E estima-se uma variação média da inflação nos últimos doze meses terá sido de 5,0% (5,7% no mês anterior).

Para comparar a inflação de Portugal com a taxa dos outros países da Zona Euro é usado o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). E o INE diz que o IHCP português terá registado uma variação homóloga de 2,3% (3,2% no mês precedente).

Estes dados indicam que a inflação em Portugal continua a cair e ajudar, assim, que a inflação na Zona Euro volte ao patamar dos 2%, o objetivo do BCE para garantir a estabilidade de preços. É tendo em vista essa meta que o regulador liderado por Christine Lagarde avançou com 10 subidas consecutivas das taxas de juro diretoras, seguida da pausa em outubro, o que elevou os custos de financiamento bancário nos últimos dois anos até aos atuais 4,5%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta