Venezuela tem maior reserva mundial de petróleo - mas baixa produção
A exploração de petróleo em larga escala por empresas norte-americanas na Venezuela é um dos grandes objetivos anunciados por Donald Trump, presidente dos EUA, depois de ter capturado Nicolás Maduro, presidente do país sul americano.
FBI muda instalações para ex-sede da USAID na capital dos EUA
O diretor do FBI anunciou na sexta-feira, dia 26 de dezembro, o encerramento definitivo do edifício ocupado há 50 anos no centro de Washington DC pelo gabinete federal norte-americano de investigação criminal, que irá mudar-se para a ex-sede da agência de cooperação USAID. "Após mais de 20 anos
Fed volta a descer juros em 25 pontos base pela 3ª vez este ano
A Reserva Federal (Fed) norte-americana voltou a reduzir as taxas de juro de referência em 25 pontos base esta quarta-feira, dia 10 de dezembro. Trata-se do terceiro corte dos juros nos EUA, deixando as taxas entre 3,50% e 3,75%.
Casa de infância de Trump em Nova Iorque à venda por quase 2 milhões
No exclusivo bairro de Jamaica Estates, em Queens (Nova Iorque), encontra-se a casa onde Donald Trump passou os primeiros anos da sua vida. Esta habitação, de estilo Tudor e construída pelo próprio pai do atual presidente dos Estados Unidos, foi agora colocada à venda por 2,3 milhões de dólares (quase dois milhões de euros ao câmbio atual), segundo o The Wall Street Journal.
Sérvia dá luz verde a hotel de luxo do genro de Trump com nova lei
O Parlamento sérvio aprovou recentemente uma lei especial que permite a Jared Kushner, genro de Donald Trump, construir um hotel de luxo nos edifícios do antigo quartel-general do Exército e do Ministério da Defesa jugoslavo, em Belgrado. Estes edifícios, destruídos durante os bombardeamentos norte-americanos em 1999, são considerados monumentos históricos e símbolos da agressão sofrida pelo país. O projeto prevê a criação de um hotel de luxo, 1.500 habitações e um museu, integrando assim um investimento de grande escala no centro da capital sérvia.
Reserva Federal norte-americana corta juros em 25 pontos base
A Reserva Federal norte-americana (Fed) decidiu, esta quarta-feira (17 de setembro de 2025), cortar os juros em 25 pontos base, para um intervalo entre 4,00% e 4,25%, pela primeira vez desde dezembro de 2024, anunciou a instituição, no final de uma reunião de dois dias.
EUA ponderam declarar emergência nacional devido à crise da habitação
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o presidente Donald Trump poderá declarar uma emergência nacional no setor da habitação neste outono. A administração republicana está a estudar formas de reduzir a burocracia, como unificar os critérios dos códigos técnicos de construção e as regulamentações sobre terrenos em cada Estado, de modo a reduzir custos e melhorar a acessibilidade à habitação. Trump já tinha prometido vender terrenos federais para enfrentar a crise habitacional na maior economia mundial.
Tarifas: taxas "recíprocas" impostas por Trump já estão a ser aplicadas
As novas tarifas globais determinadas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que diz serem "recíprocas" e que deveriam entrar em vigor a 1 de agosto de 2025, começam a ser aplicadas a partir desta quinta-feira (7 de agosto de 2025).
Guerra comercial: Trump adia entrada em vigor de tarifas para 7 de agosto
O Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu, através de ordem executiva, que as novas tarifas globais, que deveriam entrar em vigor esta sexta-feira (1 de agosto de 2025), começam a ser aplicadas a partir de 7 de agosto.
Guerra comercial com EUA paralisa juros nos bancos centrais do mundo
Vários bancos centrais do mundo decidiram manter as suas taxas de juro de referência inalteradas nas últimas semanas, desde o Japão ao Canadá , passando também pelo Banco Central Europeu e pela Fed norte-americana.
Powell desafia Trump: mantém juros e defende gastos nas obras da sede
O braço de ferro entre Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), e Donald Trump, Presidente dos EUA, está para durar. Contra todas as pressões vindas da Casa Branca, Powell decidiu manter as taxas de juro inalteradas esta quarta-feira, dia 30 de julho.
Guerra comercial: UE e EUA chegam a acordo para tarifas de 15%
A União Europeia (UE) e os EUA chegaram este domingo (27 de julho de 2025) a um acordo comercial que prevê a imposição de tarifas aduaneiras de 15% sobre os produtos europeus.
BCE põe pé no travão: mantém juros inalterados após série de cortes
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu meter um pé no travão e manter as suas três taxas de juro diretoras inalteradas esta quinta-feira, dia 24 de julho, interrompendo o ciclo de cortes.
Governo norte-americano avança com maior venda de terras públicas
O Senado dos EUA está a debater a proposta de orçamento apresentada pelo governo de Donald Trump, que pretende cortar impostos e despesas públicas, além de aumentar os fundos para a defesa e o controlo da imigração. Para tentar aliviar o aumento da dívida pública, que ultrapassaria os 36 mil milhões de dólares, está a ser considerada a venda de mais de 485 mil hectares de terras federais nos próximos anos para ajudar a financiar os cortes e gastos do presidente Trump.
Fed volta a manter juros após insultos de Trump
A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, pela quarta vez este ano, numa altura de incerteza sobre os impactos das tarifas e com críticas de Trump ao líder do banco central.
BCE reduz juros para 2% perante baixa inflação e fraca economia
As tensões comerciais entre os EUA e a União Europeia (UE) mantêm-se. A economia da zona euro permanece fraca, embora resiliente. E a inflação caiu mesmo para baixo de 2%, o objetivo do supervisor europeu.
Tribunal comercial impede Trump de impor tarifas – e Musk deixa Governo
Um tribunal comercial federal impediu na quarta-feira (28 de maio de 2025) o Presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas invocando uma lei de poderes de emergência, através da qual tem anunciado medidas tarifárias contra a grande maioria dos parceiros comerciais. Entretanto, Elon Musk anunciou a saída do Governo dos EUA, mostrando-se dececionado com o megaprojeto fiscal e orçamental do Executivo, que diz prejudicar o trabalho que desempenha como assessor na área da eficiência.
Milionários chineses afastam-se do mercado imobiliário dos EUA
Há dois anos, os EUA era o destino preferido dos milionários chineses. Mas perante a guerra de tarifas entre Washington e Pequim, este panorama está a mudar. A procura por casas à venda nos EUA com preços superiores a 5 milhões de euros por parte de milionários chineses está a arrefecer.
Tarifas: portugueses disponíveis para substituírem produtos dos EUA
Ao contrário dos consumidores norte-americanos, cuja principal resposta a um cenário de guerra comercial alargada será a antecipação de consumos de bens de outros países, na Zona Euro, a reação mais provável será o afastamento dos produtos norte-americanos. No caso concreto de Portugal, a maioria dos consumidores (43,6%) considera que o preço é a principal razão para a substituição dos referidos produtos, seguindo-se depois, com 41,2%, motivos relacionados com novas preferências de consumo. A falta de alternativas e outros motivos não detalhados completam o ranking, com 6,9% e 8,3%, respetivamente.
BCE volta a descer juros para 2,25% perante ameaças à economia
O atual contexto de incerteza em volta da guerra comercial com os EUA levou muitos bancos centrais a fazer uma pausa na descida dos juros de referência, assumindo uma posição “wait and see”.
BCE volta a reunir - e analistas admitem novo corte nos juros
O Banco Central Europeu (BCE) vai decidir o próximo passo da política monetária, num contexto de incerteza à volta da guerra comercial com os EUA, e os analistas antecipam que vai avançar um novo corte de 25 pontos base."Esperamos que o BCE baixe os juros em 25 pontos base (p.b.) na sua reunião de 1
Tarifas de Trump vão encarecer construção de casas nos EUA
A política de tarifas imposta pela administração de Donald Trump pode aumentar os custos de construção nos EUA em cerca de 9.200 dólares, cerca de 8.390 euros, segundo a Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB).
Tarifas: União Europeia aprova resposta de 25% a produtos dos EUA
A União Europeia (UE) aprovou esta quarta-feira, 9 de abril de 2025, por maioria, a aplicação de tarifas de 25% a produtos norte-americanos, em resposta às tarifas aplicadas pelos EUA ao aço e alumínio europeus.
Tarifas de Trump: onde investir após o colapso dos mercados de ações?
A guerra comercial dos EUA está apenas a começar: a partir de 5 de abril, entraram em vigor tarifas recíprocas de 10%, que aumentarão dependendo do país, a partir de 9 de abril. Para a UE estão previstas taxas de 20%.
Tarifas: taxas "recíprocas" de Trump já entraram em vigor
As tarifas, que o Presidente dos EUA chama de "recíprocas", já entraram em vigor, tratando-se de uma taxa que se soma à tarifa mínima global de 10% que se começou a aplicar a 5 de abril.