
Desde 2015, a China recebeu a maior quantidade de multimilionários a nível mundial, apesar das dificuldades económicas. Segue-se a Europa Ocidental, com fortes fluxos de entrada na Suíça. Por outro lado, a Europa de Leste teve a maior diminuição, com uma saída líquida de 29 multimilionários, provavelmente influenciada pela guerra na Ucrânia e pela pandemia da Covid-19, segundo a análise do UBS.
Desde 2020, 176 multimilionários com uma fortuna superior a 400 mil milhões de dólares mudaram-se para um novo país. Isto equivale a aproximadamente um em cada 15 multimilionários do mundo, impulsionado por fatores como as vantagens fiscais e um ambiente favorável aos negócios. A China, a Suíça e os EUA estão entre os principais destinos, enquanto a Europa de Leste tem registado a maior saída de multimilionários na última década.
Em termos líquidos, a China ganhou mais multimilionários do que qualquer outra região do mundo durante a última década, atingindo um total de 501 em 2024. No total, 73 pessoas ultrarricas mudaram-se para o país enquanto 48 partiram, resultando num aumento líquido de 25 multimilionários. Apesar das recentes dificuldades económicas, a riqueza coletiva dos multimilionários duplicou desde 2015, atingindo 1,8 mil milhões de dólares.
De uma perspetiva regional, a Europa Ocidental segue-se na lista com 20 multimilionários. No total, os multimilionários da região possuem uma riqueza de 2,7 mil milhões de dólares, representando um aumento de 16% desde 2023. A Alemanha lidera com o maior número de multimilionários, com 117, seguida da Suíça (85) e do Reino Unido (82).
No que diz respeito à América do Norte, 55 multimilionários mudaram-se nos últimos 10 anos enquanto 42 partiram. Durante o auge bolsista de 2024, os EUA acolhiam um total de 835 multimilionários com uma riqueza combinada de 5,8 mil milhões de dólares, com um crescimento anual de 27,6%. Califórnia e Nova Iorque acolhem aproximadamente 40% das pessoas mais ricas do país.
De igual forma, a riqueza multimilionária no Médio Oriente e em África cresceu significativamente em 2024, mais de 21%. Nos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, a riqueza multimilionária disparou 39,5% apenas entre 2023 e 2024. Com 18 multimilionários, é o país com maior riqueza multimilionária da região, superando Israel, que conta com 32.
Desde 2020, o Médio Oriente e África têm atraído o maior influxo de riqueza multimilionária de todas as regiões do mundo, segundo a análise do UBS.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta