Foi ministro da Economia e do Emprego de 2011 a 2013, no Governo de Pedro Passos Coelho, e é atualmente o economista-chefe da OCDE.
Comentários: 0
Álvaro Santos Pereira
CC BY-NC 2.0 by Herve Cortinat-OECD

O economista Álvaro Santos Pereira foi esta quinta-feira (24 de julho de 2025) escolhido para governador do Banco de Portugal (BdP), sucedendo no cargo a Mário Centeno, anunciou o Governo. A data da mudança ainda não é conhecida, mas só deverá acontecer em setembro, depois de Santos Pereira ser ouvido na Assembleia da República.

A indicação foi tomada na reunião do Conselho de Ministros e anunciada no final, em conferência de imprensa, pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, António Leitão Amaro.

Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia e do Emprego de 2011 a 2013, no Governo de Pedro Passos Coelho (PSD/CDS-PP) e é atualmente o economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Relativamente à data de início em funções de Santos Pereira, depende do Parlamento, revelou o Executivo. A data da mudança ainda não é conhecida, mas só deverá acontecer em setembro, depois de Santos Pereira ser ouvido na Assembleia da República. Até lá, assegurou o BdP, o atual governador, Mário Centeno, vai continuar à frente da instituição, escreve a Lusa.

Segundo o Público, Álvaro Santos Pereira não terá qualquer poder formal para alterar a atual equipa do conselho de administração do BdP. Não há espaço para afastar quem se encontra em funções e a legislação aplicável ao banco central deixa as nomeações nas mãos do Governo, ainda que possa haver contactos informais com o executivo em funções, quando se der o caso de haver substituições, que não são no imediato, refere a publicação. 

Gabriel Bernardino é o novo presidente da ASF

O Governo anunciou ainda a escolha de Gabriel Bernardino, ex-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), para novo presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), sucedendo a Margarida Corrêa de Aguiar.

Gabriel Bernardino é matemático e entre 2011 e 2021 foi presidente da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA).

Em outubro de 2021, foi designado pelo Governo de António Costa como presidente do Conselho de Administração da CMVM, mas no final de março de 2022 demitiu-se invocando “razões de saúde”.

Antes, enquanto liderou a EIOPA, foi presidente rotativo do comité conjunto das três Autoridades Europeias de Supervisão financeira (EBA, EIOPA e ESMA), e foi vice-presidente do Conselho Europeu de Risco Sistémico e membro do Comité Executivo da Associação Internacional de Supervisores de Seguros.

Margarida Corrêa de Aguiar estava à frente da ASF desde junho de 2019, tendo terminado o mandato em junho.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta