No final de novembro, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 199,9 mil milhões de euros, refletindo um ligeiro aumento face ao mês anterior, sobretudo nos depósitos à ordem. Já os depósitos a prazo também registaram crescimento, mas de menor expressão.
Segundo o Banco de Portugal (BdP), em termos homólogos, o crescimento anual dos depósitos de particulares manteve-se em 4,4%, o valor mais baixo verificado em mais de um ano. O BdP associa esta desaceleração à baixa remuneração destes depósitos e ao aumento do investimento em certificados de aforro e fundos de investimento.
No que diz respeito às empresas, o stock de depósitos ascendia a 74,7 mil milhões de euros, com um crescimento anual de 10,7%, ligeiramente inferior ao registado em outubro de 2025, de acordo com os dados do BdP. Isto indica uma desaceleração moderada na dinâmica dos depósitos empresariais.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta