Comentários: 0
IRS: Função Pública com retenções na fonte iguais ao setor privado

As tabelas de retenção na fonte para este ano foram publicadas esta quarta-feira e trazem poucas novidades. Sem grandes alterações no enorme aumento de impostos, os contribuintes vão descontar para o IRS o mesmo do que no ano passado. As diferenças vão fazer sentir-se sobretudo nos funcionários públicos que terão descontos iguais aos do setor privado, ao contrário do que acontecia em 2013, e ainda terão de enfrentar cortes salariais.

Segundo o Diário Económico, que cita as simulações da consultora PricewaterhouseCoopers (PwC), um casal de funcionários públicos, com um filho, que ganhe 1.500 euros brutos por mês cada um, poderá ter um corte salarial que vai tirar 159,74 euros ao rendimento do casal. Com o efeito das contribuições para a Segurança Social, para a ADSE, do duodécimo, das retenções na fonte e da sobretaxa de IRS, o casal vai levar para casa 1.992,42 euros, menos 112,94 euros do que no ano passado.

Em 2013, os funcionários públicos tiveram tabelas de retenção na fonte diferentes das aplicadas aos trabalhadores do privado, devido ao corte de um dos subsídios. Os trabalhadores da Administração Pública tinham uma tabela baseada em apenas 13 meses, enquanto os do setor privado tinham em 14. Com o chumbo do Tribunal Constitucional, a situação acabou por ser corrigida e em novembro o subsídio foi pago, mas com os devidos acertos de IRS.

Este ano, as retenções serão, então iguais, mas os funcionários públicos poderão descer de escalão já que vão sofrer um corte salarial imposto pelo Governo no Orçamento do Estado para 2014 (OE/14). Aqueles trabalhadores terão um corte nos salários a partir dos 675 euros brutos mensais, enquanto no ano passado, o corte era aplicado a partir dos 1.500 euros brutos, explica o mesmo jornal.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade