Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Austeridade

Últimas notícias sobre "Austeridade" publicadas em idealista.pt/news

Portugueses mais confiantes na situação económica do país

Os consumidores portugueses acreditam que a situação económica e financeira do país é tendencialmente melhor que em 2017. A conclusão é de um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing sobre os hábitos de consumo dos portugueses no último ano e a sua evolução para 2019. Mais de 70% dos inquiridos acredita, aliás, que o poder de compra se irá manter em 2018.

Notícia sobre:

Portugal conclui pagamento da tranche mais elevada do empréstimo do FMI

Portugal vai pagar antecipadamente 800 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A garantia foi dada por Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, no Eurogrupo, em Bruxelas. Desta forma, fica concluído o reembolso da tranche mais elevada do empréstimo desta instituição.

Notícia sobre:

“Tudo faz prever que Portugal acabará o ano com o maior crescimento do século”

Otimismo é palavra de ordem na economia portuguesa. “Libertámos a economia do espartilho da austeridade”, disse o ministro da Economia numa entrevista ao jornal espanhol El País. Segundo Caldeira Cabral, o PIB cresceu no segundo trimestre 2,9%, a maior subida dos últimos 17 anos, e no semestre cresceu 2,8%. “Tudo faz prever que Portugal acabará o ano com o maior crescimento do século”, referiu.

Notícia sobre:

Sabes todos (mas todos) os impostos que te tocam pagar?

Portugal está no topo da lista dos países da União Europeia (UE) onde se pagam mais impostos, ao mesmo tempo que os níveis de literacia financeira nacional caminham em sentido contrário. Com a discussão do Orçamento do Estado para 2017 à porta e o Governo a ser pressionado pelas entidades internacionais para aumentar a austeridade e os impostos, apresentamos-te um guia para te ajudar a saberes bem todas as tuas atuais obrigações fiscais.

Notícia sobre:

Um ano depois da saída da troika, Portugal continua em ajustamento

A troika saiu oficialmente do país há um ano. Mas o ajustamento, apesar do fim do programa de assistência, não terminou, tal como evidenciam os constantes e repetidos reparos da Comissão Europeia (CE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os credores avisam que o ajustamento está longe de estar completo em Portugal.

Notícia sobre:

Privatizações engordam cofres do Estado

O programa de privatizações engordou os cofres do Estado português em 2013. Os lucros da Parpública dispararam para 585 milhões de euros em 2013, com a venda das participações de empresas que dependiam da holding pública, em grande parte da gestora aeroportuária ANA.

Notícia sobre:

Austeridade de 30 mil milhões insuficiente para cumprir meta do défice

Portugal conseguiu baixar o défice público, depois de 30.000 milhões de euros de austeridade, mas ficou aquém das metas definidas no início do programa da troika, escreve o Público. E a dívida pública cresceu muito mais que o previsto.

Notícia sobre:

Rumores do dia

Pires de Lima diz que retoma económica ainda não chega a todos: Pires de Lima, ministro da Economia, espera que a consolidação orçamental possa abrir margem para reduzir a carga fiscal nos próximos anos e adiantou que ainda há um caminho a percorrer para que as pessoas sintam a recuperação económica. “Há um caminho importante a fazer para que esta retoma económica possa chegar ao bolso da generalidade dos portugueses”, disse.

Notícia sobre:

Troika avisa Parlamento de que a “austeridade é para continuar”

A missão da ‘troika' em Portugal está no fim e os representantes do BCE, FMI e Comissão Europeia estiveram, esta terça-feira, no Parlamento para lembrar aos deputados que, apesar do fim do programa de ajustamento, a política de austeridade é para manter no futuro, escreve o Diário Económico.

Notícia sobre:

Rumores do dia

Notícia sobre: