A taxa de inflação anual na Zona Euro deverá recuar para os 0,3% em agosto, face aos 0,4% no mês anterior. Segundo estimativas do Eurostat, o setor dos serviços deverá ser novamente aquele que regista a taxa anual mais elevada em agosto (1,2%, contra 1,3% em julho), seguido dos setores dos bens industriais excluindo a energia (0,3%, contra 0,0% em julho), da alimentação, álcool e tabaco (-0,3%, estável face a julho), e da energia (-2,0%, face a -1,0% em julho).

Radiografia do dia: Taxa de inflação nos países europeus em março
Em março, a taxa de inflação na Zona Euro fixou-se em 0,5%. Trata-se, segundo o Eurostat, de um recuo face ao mês anterior (0,7%). No que diz respeito à taxa de inflação na União Europeia (UE), desceu de 0,8% para 0,6%.
Radiografia do dia: Evolução do Índice de Preços no Consumidor e da inflação subjacente nos últimos anos
O gráfico em cima mostra a evolução do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e da inflação subjacente nos últimos quatro anos. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro deste ano, a variação média dos últimos 12 meses do IPC situou-se em 0,6%, menos 0,2% que a taxa observada em setembro. Já o indicador de inflação subjacente, “medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de variação méd
Krugman: Nobel de Economia defende inflação mais alta na Zona Euro
Paul Krugman, prémio Nobel da Economia em 2008, defende que o Banco Central Europeu (BCE) deve abandonar a política de baixa inflação. "Os argumentos para uma inflação mais alta são ainda mais fortes do que os críticos têm defendido", escreve o economista no artigo "Objectivos de Inflação Reconsiderados", publicado hoje na página da internet da Universidade de Princeton.
Controlar as finanças pós-férias: como equilibrar o orçamento?
Agosto acabou e para muitas famílias a entrada em setembro é sinónimo de fim de férias e regresso às aulas. E é também chegada a altura de fazer contas à vida, após os gastos excessivos dos últimos tempos. O objetivo é controlar as finanças e equilibrar o orçamento, evitando dívidas inesperadas avultadas, nomeadamente com o uso do cartão de crédito. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
BdP: o caderno de encargos de Álvaro Santos Pereira como governador
Álvaro Santos Pereira é ouvido esta quarta-feira, dia 17 de setembro de 2025, no parlamento, passo obrigatório para tomar posse como governador do Banco de Portugal, onde liderará a supervisão bancária e intervirá no BCE em decisões como taxas de juro.
Custo de vida aumenta tristeza e afasta jovens da universidade
Os jovens portugueses sentem-se cada vez mais pressionados pelo custo de vida, com impacto direto na saúde mental e nas perspetivas de futuro. Segundo o Inquérito Geração Z e Millennial 2025, da Deloitte, 45% dos elementos da geração Z e 50% dos millennials em Portugal dizem viver em estado de ansiedade constante, sobretudo devido ao “futuro financeiro”. Apenas cerca de metade considera ter uma boa saúde mental, colocando este tema como uma das suas maiores preocupações, logo a segu
BCE volta a deixar juros inalterados perante incertezas globais
O contexto macroeconómico mundial é, hoje, desafiante. A Europa assiste a uma crise política em França e a um recuo da economia alemã, numa altura em que se aguardam efeitos concretos do acordo comercial com os EUA. Além disso, a guerra na Ucrânia e o conflito no Médio Oriente ganharam escala recentemente. Foi tendo em conta todos estes fatores, a par da estabilidade da inflação na zona euro, que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a deixar as suas taxas de juro diretoras inal
Para poder comentar deves entrar na tua conta