Comentários: 0

Inversão total na trajetória. Foi isto que Portugal conseguiu no último ano em termos de competitividade. Depois de vários anos em queda no ranking mundial, elaborado pelo Fórum Económico Mundial, Portugal subiu 15 lugares na lista de 2014-2015.

Portugal surge no 36.º lugar do ranking, corrigindo a tendência de queda que se registava desde 2005, quando o país chegou ao 22.º lugar. O país caiu na tabela durante vários anos, à exceção de 2011, quando subiu uma posição, e no relatório divulgado no ano passado ocupou o 51.º lugar.

No topo do ranking continua a Suíça, seguida pela Singapura. Já os Estados Unidos subiram dois lugares, e a Finlândia e Alemanha desceram uma posição cada um, ocupando o terceiro, o quarto e o quinto lugares da tabela.

No caso português, o Fórum, citado pela Lusa, destaca que “o ambicioso programa de reformas adotado pelo país parece começar a dar bons resultados”, considerando, no entanto, que Portugal “não deve ser complacente e deve continuar com a implementação completa” dessas reformas, de modo a combater “as preocupações macroeconómicas persistentes”.

Para o Fórum, a burocracia, a carga fiscal e o acesso ao financiamento são os três fatores “mais problemáticos” para o desenvolvimento de negócios.

Entre os pontos positivos estão as infraestruturas (Portugal é o segundo país do ‘ranking’ com a melhor qualidade das estradas), o ensino primário e superior (as escolas de gestão ocupam o 4.º lugar na tabela) e a preparação tecnológica.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade