Comentários: 0

Os cinco principais clãs Espírito Santo discutiram pormenores das comissões recebidas através da Escom, do negócio da compra dos submarinos, no Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES).

A reunião de 7 de Novembro de 2013 do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES), de acordo com o que noticia hoje o jornal i, nunca será esquecida pelos nove elementos da família que nela participaram.

Esta terá sido a reunião em que José Maria Ricciardi contestou abertamente a liderança de Ricardo Salgado. Mas também a reunião em que a guerra aberta entre Salgado e Ricciardi foi interrompida por uma confissão relacionada com o negócio da compra dos submarinos por parte do Estado: os cinco clãs principais da família, os que tinham representação no Conselho Superior, receberam em 2004 cinco milhões dos cerca de 30 milhões de euros pagos à Escom a título de serviços de consultoria pelo consórcio alemão que vendeu os dois submarinos a Portugal.

Quem o disse terá dito o próprio Ricardo Salgado na reunião do Conselho Superior. De acordo com a reconstituição da reunião que foi possível fazer através de diversos testemunhos recolhidos pelo i, questionado por um dos membros sobre como tinha sido “esse assunto do recebimento da comissão da Escom”, Salgado contou: “Deram-nos cinco a nós e eles [os administradores da Escom] guardaram 15”. Nenhum dos membros do antigo Conselho Superior contactados pelo i quis prestar declarações.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade