José Guilherme

Morreu o construtor amigo do Benfica e de Ricardo Salgado

O construtor e empresário José Guilherme, conhecido pela ligação ao Benfica e por ter dado 14 milhões de euros ao ex-banqueiro Ricardo Salgado, numa operação exposta no processo Monte Branco, morreu esta segunda-feira (dia 22 de agosto de 2024) aos 78 anos, confirmou o Benfica. José Guilherme, além
Palacete da família Espírito Santo em Cascais

Palacete da família Espírito Santo em Cascais vendido por 14 milhões

O palacete da família Espírito Santo em Cascais, perto da Boca do Inferno, foi vendido a uma empresa americana por quase 14 milhões de euros. O Palácio Rosa, como é conhecido, já tinha estado no mercado, primeiro por 20 milhões de euros e depois por 16 milhões, mas só agora o negócio se consumou. E por um valor mais baixo.
Julgamento de Ricardo Salgado

Caso BES: Ricardo Salgado vai a julgamento por 65 crimes

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado vai ser julgado pelos crimes de que estava acusado, de acordo com a decisão instrutória lida esta tarde no Tribunal Central de Instrução Criminal (Lisboa). A decisão de levar o ex-banqueiro a julgamento por 65 crimes, entre os quais associação criminosa, corru

Mais de 400 imóveis do Grupo Espírito Santo foram arrestados no Brasil

A Justiça brasileira arrestou, a pedido do Ministério Público (MP) português, 416 imóveis ao Grupo Espírito Santo (GES) no Brasil. O arresto foi revelado num acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil, que aponta Ricardo Salgado, ex-líder do BES e do GES, e José Manuel Espírito Santo, ex-administrador do BES, como principais suspeitos.
Construtor que deu prenda de 8,5 milhões a Salgado foi financiado por Montepio

Construtor que deu prenda de 8,5 milhões a Salgado foi financiado por Montepio

José Guilherme, o construtor amigo do antigo presidente do BES Ricardo Salgado, foi financiado a título personal pela Caixa Económica Montepio Geral que lhe emprestou em 8,5 milhões de euros, entre março e abril de 2009. Nesse mesmo ano, o empreiteiro deu uma "prenda" do mesmo valor (entre outras verbas) ao banqueiro, num caso que está sob investigação.
MP quer demolir casa de Ricardo Salgado nas dunas da Comporta

MP quer demolir casa de Ricardo Salgado nas dunas da Comporta

A 400 metros do mar, junto à praia do Pego, em plenas dunas. Aqui é onde está localizada a casa de que Ricardo Salgado é proprietário na Comporta e cuja construção - levada a cabo em 2010 - é considerada ilegal. O Ministério Público já solicitou a demolição do edificado em causa e a Polícia Judiciária (PJ) constituiu agora seis arguidos num inquérito-crime.

Novo Banco entrega venda de imóveis a empresa de ex-assessora de Salgado

A Alantra - empresa espanhola gerida em Portugal por Rita Barosa, ex-assessora de Ricardo Salgado - foi escolhida pelo Novo Banco para encontrar um comprador para a sua carteira imobiliária de quase 700 milhões de euros. A decisão está a gerar polémica pelo facto de o nome de Rita Barbosa estar associado ao dito saco azul do GES.
São 13 os culpados pela queda do BES, diz o Ministério Público

São 13 os culpados pela queda do BES, diz o Ministério Público

O Ministério Público já confirmou os nomes dos 13 responsáveis pela insolvência do Banco Espírito Santo (BES). Ricardo Salgado encabeça a lista, à qual se juntam outros nomes, como Amílcar Morais Pires, José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo, José Maria Ricciardi e Joaquim Goes, entre outros.
Ex-administrador da PT destrói teses de Sócrates e Salgado na Justiça

Ex-administrador da PT destrói teses de Sócrates e Salgado na Justiça

O Ministério Público conseguiu um aliado de peso para as suas teses fundamentais na Operação Marquês, contra Ricardo Salgado e José Sócrates. O ex-representante da CGD na PT, Jorge Tomé, foi ouvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) ao longo de quatro horas no passado dia 24 de março e deixou claro que ponderou o apoio à OPA da Sonae, foi contra a compra da Oi e disse que os investimentos em dívida do GES violaram os regulamentos da PT.
Roadshow para venda do Novo Banco começa dia 31 de março

Roadshow para venda do Novo Banco começa dia 31 de março

O roadshow para vender o Novo Banco, uma parte ou todo, começa na próxima quinta-feira (31 de março), numa reunião que se realizará em Nova Iorque (EUA). Seguem-se depois, entre 4 e 5 de abril, encontros em Londres (Reino Unido) e novamente nos EUA: dia 6 de novo em Nova Iorque e dia 7 em Boston.
BES: banco “mau” nasceu há um ano. E agora?

BES: banco “mau” nasceu há um ano. E agora?

Foi a 3 de agosto de 2014 que Carlos Costa, governador do BdP, anunciou a resolução do BES. A instituição foi dividida num “banco bom” e num “banco mau”. Agora, um ano depois, o tema continua a dar que falar. Foi criado o Novo Banco (o “banco bom”), que será agora vendido.
Sede do GES está à venda por 3,4 milhões na Remax

Sede do GES está à venda por 3,4 milhões na Remax

A casa de São Bernardo à Estrela, sede da ES Resources (detida a 100% pela Rioforte Investments, sedeada no Luxemburgo), está à venda por 3,4 milhões de euros na Remax do Lumiar. A imobiliária tem a casa anunciada no seu site, mas há um arresto decretado pelo Ministério Público que é preciso levantar antes da venda.

Salgado mandava falsificar as contas da dona do BES desde 2000

O ex-presidente do agora falido Banco Espírito Santo (BES) dava orientações a um funcionário da sucursal suíça da Espírito Santo Services (ESS) para que as contas fossem falsificadas. E o Banco de Portugal acusa agora Ricardo Salgado de manipular as contas do BES desde 2008. Contudo, uma testemunha denuncia que tal já acontecia desde o ano 2000.