
Artigo escrito por joao.raposo@reorganiza.pt, partner da Reorganiza, para o idealista News Portugal, no âmbito da rubrica "Trocado por Miúdos".
Ultrapassado o primeiro mês do ano já deves ter começado a sentir algumas das mudanças que 2015 trouxe à tua carteira. Houve um aumento dos preços, de forma mais significativa nos produtos de tabaco e bebidas alcoólicas e na fatura da luz, neste último caso com subidas superiores a 3%. Vais sentir também o custo da fiscalidade verde, que irá taxar a partir de 15 de fevereiro os sacos de plástico, a oito cêntimos mais IVA. Entre outros aumentos das despesas do orçamento familiar de 2015.
Fará sentido poupar nesta altura?
Sim! E aqui ficam algumas sugestões para poupares com ganhos efetivos:
1) Pedir sempre fatura com número de contribuinte
O Estado está focado em combater a evasão fiscal e para isso aumentou o número de despesas com benefício em IRS. Se já pediste faturas com o teu número de contribuinte e fores ao portal das finanças, ao separador do e-faturas, irás verificar o valor que já está a contar para o teu IRS (do próximo ano).
Este ano passou a contar para a dedução máxima as faturas com despesas de saúde, despesas gerais e educação. O sítio da internet do e-faturas está com outro aspeto que torna a informação disponível mais simplificada.
2) Devagar se vai ao longe
Há alguma tendência para os condutores portugueses irem sempre no limite de velocidade, ou mesmo para lá dos limites.
Além dos riscos que correm por este tipo de condução estão a gastar mais depressa o combustível do automóvel. Sempre que optares por uma condução mais suave estás a poupar litros de combustível. E hoje em dia os preços não estão nada convidativos a excessos.
3) Lâmpadas economizadoras
É um investimento que rapidamente traz retorno. As lâmpadas economizadoras têm um custo mais elevado em cerca de 20% face às lâmpadas incandescentes, mas podem trazer poupanças anuais médias de 50 euros.
4) Aproveitar toda a água disponível
Ao nível do consumo da água podes encontrar muitas formas de poupar. Sendo uma das mais clássicas (e também das mais eficazes!) o “truque” de teres uma garrafa de 1,5 litros dentro do autoclismo. Pois assim que encher o depósito após a descarga (média de 4 litros por cada descarga) vai chegar mais rapidamente ao nivelador sem ter enchido tanta água, que muitas vezes é desnecessária.
Mas também podes aproveitar a água que desperdiças no banho antes de vir a água quente para armazenar em algum balde que servirá para regar plantas, lavar o chão, entre outras hipóteses. É preciso alguma criatividade para poupar!
5) Aproveitar os benefícios à poupança
O novo Orçamento de Estado, no qual está refletida a reforma do IRS, pretende dar incentivos para que aumentes o teu dinheiro em produtos de poupança. Ou seja, o Estado permite que pagues menos IRS se investires em produtos como por exemplo, os depósitos a prazo.
Para isso, o Estado alargou o regime de tratamento fiscal mais favorável, que até então era apenas para os seguros de capitalização. Mas atenção, apenas para produtos com maturidade de 5 a 8 anos. Estes produtos ganham cada vez mais importância, sobretudo com o fim de alguns benefícios que existiam nos certificados de Aforro.
6) Renegociar as tuas dívidas
Nos tempos que correm são cada vez mais os casos de portugueses que beneficiam de reduções dos seus encargos financeiros. Para que isso aconteça podes aproveitar os mecanismos que tens ao teu dispor para renegociar os empréstimos bancários.
Os bancos e instituições de crédito estão cada vez mais recetivos à renegociação, pois sabem que quem o faz é porque está a querer evitar cair em incumprimento.
Para os credores é preferível reanalisar as condições de crédito, do que ter dinheiro por cobrar. O resultado que consegues obter nestas renegociações podem ajudar-te a aumentar o valor das tuas poupanças.
Todas estas sugestões irão refletir-se como ganhos no teu orçamento familiar, nomeadamente na redução do lado das despesas. Atuar a tempo e com determinação é a chave para não deixares o teu orçamento derrapar.

Para poder comentar deves entrar na tua conta