Comentários: 0
"Zero juros" animam economia, com portugueses a voltar a consumir mais

Não são estes os melhores tempos para conseguir boas rentabilidades com as clássicas poupanças em depósitos. Em contrapartida, as muito baixas taxas de juro estão a ser favoráveis no momento de comprar carro ou viajar, por exemplo, com "zero juros". A animar o consumo privado em Portugal estão ainda a inflação negativa e a ligeira melhoria económica que se faz sentir no país. 

As vendas de automóveis ligeiros estão a crescer acima dos 30%, o turismo interno está a subir a dois dígitos e o número de casas vendidas para habitação recuperou para os níveis anteriores ao resgate internacional, escreve o Expresso.

Esta evolução "é compatível com algum aumento do rendimento e com melhores condições de crédito", aponta Miguel St. Aubyn, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, citado pelo jornal.

As baixas taxas de juro tornam o financiamento mais barato e aumentam o rendimento disponível das famílias, através da redução das prestações de crédito.

Por outro lado, a confiança dos consumidores está no valor mais elevado desde abril de 2002 (com base na melhoria das expetativas sobre a evolução do desemprego).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta