A transformação digital já chegou e promete continuar a modernizar o setor imobiliário em Portugal, alterando profundamente a forma de comprar e vender casas.
A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quarta-feira, dia 28 de junho, a SIBS de abuso de posição dominante no setor dos pagamentos, por fatos ocorridos entre pelo menos fevereiro de 2019 e outubro de 2021. Já a SIBS garante que a acusação “não tem qualquer fundamento” e diz-se surpreendida por a comunicação ter sido feita quando ainda correm prazos de resposta.
Compras em super e hipermercados e farmácias e parafarmácias. É nestes produtos que os portugueses estão a gastar mais dinheiro, cerca de 50% dos gastos. Em causa estão dados revelados esta quarta-feira (18 de março de 2020) pela SIBS, na sequência da pandemia do novo coronavírus.
A SIBS acaba de inaugurar um novo edifício em Castelo Branco, reforçando assim o seu investimento nesta localidade e na unidade de Business Process Outsourcing (BPO) ali instalada – o espaço estará preparado para receber 200 novos trabalhadores.
A dona do Multibanco lançou a API Market, a primeira plataforma nacional de 'open banking' (banca aberta) que promete "mudar para sempre a forma como os clientes lidam com os pagamentos".
Os portugueses têm a fama de deixar “tudo para o fim”, o que no caso do Natal significa fazer compras à última da hora. Segundo a SIBS, entidade gestora da Rede Multibanco, foram registadas 281,5 transações por segundo nas caixas automáticas ou nos terminais das lojas nacionais no dia 24 de dezembro, por volta do meio-dia. Nunca antes tinha sido atingida tal cifra.
A SIBS vai incorporar na aplicação móvel MB WAY a nova solução de transferências imediatas lançada recentemente pelo Banco de Portugal (BdP). Quer isto dizer que o limite máximo de transferência por operação através do MB WAY pode aumentar 20 vezes, passando de 750 euros para 15.000 euros.
O pagamento de comissões aquando do levantamento de dinheiro em caixas automáticas está a gerar muita polémica. Será esta comissão legal? Sim é, mas só se a operação for feita com cartão de crédito. Mas é importante ter em conta que há cada vez mais cartões bancários duais, que funcionam a débito e a crédito.
O Natal de 2016 foi próspero. A prová-lo estão os números da SIBS, a gestora da rede de multibancos, que confirmam que os portugueses gastaram mais este Natal que no do ano anterior. Entre levantamentos e pagamentos através da rede multibanco feitos entre 28 de novembro e 25 de dezembro, foram movimentados 5,674 mil milhões de euros, mais 7,3% que no período homólogo.
Faz amanhã 30 anos que os portugueses têm a possibilidade de usar Multibanco (MB). A rede foi lançada em 1985 e, segundo a SIBS, existem cerca de 13.000 caixas de MB, sendo que o serviço continua a cumprir o objetivo de simplificar a vida das pessoas e empresas.
Provalvemente já te deste conta que ao longo dos últimos anos tens mais dificuldade em encontrar um multibanco de um banco perto de ti. Acontece que, com a crise e a forçada reestruturação da banca nacional, os bancos reduziram o número de caixas automáticas da rede para levantar dinheiro (ATM na sigla inglesa) em Portugal.
Já pensaste em como seria útil e cómodo pagares as tuas contas ou fazer transferências bancárias diretamente através do telemóvel, sem teres que te deslocar ao multibanco mais próximo? Pois isso agora já é possível em Portugal, através de uma aplicação para iOS (Apple) e Android (Google), desenvolvida pela SIBS.
Os portugueses gastaram este ano mais 3,5% nas compras pagas através dos terminais de pagamento da rede multibanco do que no ano passado, com 3301 milhões de euros, face a 3190 milhões em 2012, de acordo com dados da SIBS, divulgados esta semana, relativos ao período de 25 de novembro até ao último
multibancos “engoliram” mais de 400 mil euros: no ano passado, houve 419 milhões de levantamentos em multibancos no país, tendo sido levantados 27 milhões de euros.