Comentários: 0

Ricardo Salgado, o banqueiro cuja pensão vai triplicar para os 90 mil euros mensais, não é afinal um caso único de "reforma dourada". Em Portugal, há 7582 pensionistas com rendimentos anuais acima de 60 mil euros, o que significa reformas mensais acima de 5410 euros, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério das Finanças.

O Jornal de Notícias, que avança com estes dados, escreve ainda que alguns dos mais famosos banqueiros com reformas milionárias têm também em comum com o ex-presidente do BES os processos criminais em que se viram envolvidos. No caso do BCP, alguns foram já condenados por terem utilizado sociedades offshores para comprar ações próprias e esconder perdas do banco.

É o caso de Filipe Pinhal, ex-vice-presidente do BCP, que recebe 70 mil euros ao fim de cada mês, valores e cargos iguais aos de Christopher de Beck, também ele associado à história do BCP.

Com menos sorte mas não menos simpáticas, estão as reformas atribuídas a Paulo Teixeira Pinto, Alexandre Bastos Gomes e Alípio Dias, todos eles da equipa de Jardim Gonçalves (BCP), todos eles com pensões entre os 30 e 45 mil euros mensais.

Jardim Gonçalves, antigo gestor do BCP, é quem de longe amealha mais, recebendo 173 mil euros por mês, valor ao qual se somam receitas de montante desconhecido, provenientes da companhia de seguros. O processo criminal pelo qual estava indiciado prescreveu.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta