Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Pensões

Últimas notícias sobre "Pensões" publicadas em idealista.pt/news

Reformados estrangeiros têm até hoje para aderir ao RNH e evitar taxa de IRS de 10%

Todas as pessoas que até ao final de 2019 se tornaram residentes fiscais em Portugal e reúnam condições para beneficiar do regime fiscal do Residente Não Habitual (RNH) têm até hoje, dia 31 de março de 2020, para aderir e evitar a taxa de 10% que vai começar a ser aplicada às pensões, tal como ficou estabelecido no Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Notícia sobre:

Deco pede fim das penalizações em IRS por atrasos nas pensões

A Deco quer pôr fim às penalizações em sede de IRS para os reformados que receberam de uma só vez as pensões em e que, por causa disso, viram agravado o imposto a pagar. A lei já foi alterada nesse sentido mas não é retroativa e, por isso, aplica-se apenas aos casos posteriores à sua entrada em vigor, ou seja, a outubro de 2019. A associação pede aos partidos que voltem a rever o Código de IRS.

Notícia sobre:

Aumento das pensões 2020: Quanto vou passar a receber e como gerir esse rendimento?

No início de 2020, a maioria das pensões em Portugal voltaram a aumentar. Mas, com a inflação próxima de zero, os aumentos desta vez foram mais modestos. Agora publicadas todas as tabelas de retenção na fonte sobre o IRS, como posso calcular a minha pensão líquida? Explicamos neste artigo.

Notícia sobre:

Aumentos nas pensões: subida extra chega a mais 283 mil pensionistas a partir de abril

O bónus, aprovado no Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), para as pensões mais baixas vai chegar, no próximo mês de abril, a perto de 1,9 milhões de pensionistas, que recebem um valor abaixo do mínimo de existência de 658,22 euros. Os beneficiários nestas condições representam em 2020 mais de metade do universo de pensões (3,6 milhões nos últimos dados, de 2018) e quase dois terços das pensões da Segurança Social (2,9 milhões).

Notícia sobre:

Idade da reforma aumenta para 66 anos e 6 meses em 2021

É oficial. A partir de 2021 a idade normal de acesso à pensão de velhice vai aumentar para os 66 anos e seis meses, segundo a portaria do Governo publicada em Diário da República (DRE). Sabe-se ainda que o Executivo de Costa chegou a acordo com o PCP e Bloco para antecipar a entrada em vigor do aumento extraordinário das pensões este ano, previsto inicialmente para agosto. 

Notícia sobre:

Cortes nas pensões: Governo promete pagar retroativos com tabelas de IRS

As pensões pagas em janeiro de 2020 em vez de refletir dois aumentos, tiveram cortes. A explicação está nas tabelas de IRS, que ainda não foram publicadas. A Segurança Social garante que o problema ficará resolvido no próximo mês e pagos retroativos.

Notícia sobre:

Idade da reforma vai aumentar 2,6 anos para quem começar agora a trabalhar

A idade média de acesso à pensão entre os que estão a reformar-se e a iniciar agora a vida ativa deverá aumentar 2,6 anos em Portugal, passando dos 65,2 para os 67,8 anos, segundo o "Panorama das pensões 2019", da OCDE.

Notícia sobre:

Até quando vai a Segurança Social ter dinheiro para pagar pensões?

O dinheiro para o pagamento de reformas não irá faltar nos próximos 30 anos. O crescimento económico e a descida do desemprego ajudaram a melhorar as contas do Governo, que “atira” a data de esgotamento do FEFSS para o final da década de 40.

Notícia sobre:

Pensões da CGA recalculadas terão aumento médio de 100 euros

O aumento médio no valor das pensões dos 2.237 pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) que viram as suas pensões recalculadas após decisão do Tribunal Constitucional (TC) ronda 100 euros.

Notícia sobre: