Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Avaliação de imóveis

Últimas notícias sobre "Avaliação de imóveis" publicadas em idealista.pt/news

Avaliações imobiliárias caíram, mas em setembro voltou-se ao período pré-pandemia

Os peritos avaliadores de imóveis “continuaram a realizar avaliações imobiliárias durante a pandemia da Covid-19”, tendo-se verificado, no entanto, “um ‘crash’ muito acentuado durante o estado de emergência”, revelou esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) Paulo Barros Trindade, presidente da direção Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL). “Entre março e junho houve uma quebra de cerca de 35% no número de avaliações, mas em setembro esse número já está quase idêntico ao verificado no período pré-pandemia”, acrescentou.

Notícia sobre:

Avaliação bancária das casas ainda em máximos históricos – 1.128 euros por m2 em setembro

Em setembro, o valor mediano de avaliação bancária em Portugal, realizada no âmbito de pedidos de crédito à habitação, manteve-se nos 1.128 euros por metro quadrado (m2) registados em agosto, mês em que atingiu um novo recorde – tinha subido um euro face a julho, segundo dados divulgados esta quarta-feira (28 de outubro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Notícia sobre:

Avaliação das casas volta a subir em junho e atinge recorde: está nos 1.115 euros por m2

Em junho, o valor mediano de avaliação bancária subiu um euro, para 1.115 euros por metro quadrado (m2), face ao mês anterior, ultrapassando o recorde que tinha atingido em maio, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Pedidos de inscrição e reavaliação de imóveis nas Finanças sobem 250%

Em 2019, o número de pedidos de inscrição e de reavaliação de imóveis para efeitos do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) que deram entrada no Portal das Finanças aumentou 250,4%, num total de 45.502. Já este ano, e nestes primeiros cinco meses e meio, os pedidos formulados rondam os 16 mil.

Notícia sobre:
Razvan Chisu/Unsplash

“A profissão de perito avaliador está sujeita a elevada pressão”

O valor da avaliação bancária de casas está em máximos históricos, uma tendência que acompanha o aumento do preço das casas. Em entrevista ao idealista/news, Paulo Barros Trindade, presidente da ASAVAL, fala sobre as dificuldades inerentes à profissão.

Notícia sobre:

Hora de avaliar a casa para pedir um crédito à habitação: os fatores que pesam

A avaliação bancária é o primeiro passo a dar no processo de compra de casa com recurso a crédito à habitação. Que características fazem, então, com que um imóvel seja mais valioso que outro? Localização e idade do imóvel são alguns desses fatores. 

Notícia sobre:

IMI: peritos querem subir preço por metro quadrado para 615 euros

É chegada a hora de descongelar o preço por metro quadrado (m2) para efeitos de IMI, segundo a Comissão Nacional de Avaliação dos Prédios Urbanos. Os peritos querem que o preço, que está na base da avaliação fiscal dos prédios, suba de 603 para 615 euros e pedem uma nova revisão dos coeficientes de localização.

Notícia sobre:

Avaliação de imóveis: o problema dos baixos preços e prazos curtos impostos pela banca

Com os valores da avaliação bancária de imóveis em máximos, os peritos profissionais deste setor enfrentam, todavia, momentos de forte baixa. Honorários reduzidos, concorrência elevada (e por vezes) desleal, seguros caros - mas que não cobrem os todos os riscos -, aumento da responsabilidade civil e um regulador, a CMVM, sem meios para fiscalizar, são alguns dos aspetos caraterizam a situação de crise que se vive atualmente na atividade de avaliador imobiliário em Portugal. 

Notícia sobre: