Avaliação de terrenos

Fisco quer saber quanto valem os terrenos rústicos para atualizar IMI

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) quer saber quanto valem os terrenos em Portugal. E por isso mesmo lançou um concurso público para desenvolver um sistema informativo destinado à avaliação do património rústico, que deverá estar concluído em 2025. A ideia passa por realizar avaliações dos terrenos, dados que irão servir para atualizar o valor patrimonial tributário (VPT) utilizado para calcular o IMI.
avaliar casas

Localização, ruído, humidade... afinal o que dá e tira valor a uma casa?

A avaliação imobiliária é fundamental no mercado de compra e venda de imóveis. A determinação do valor de uma casa não só impacta compradores e vendedores, mas também reflete o contexto macroeconómico e nuances do próprio setor (lei da oferta e da procura). Desde a localização estratégica até às características intrínsecas do imóvel, diversos fatores impactam o seu valor. Neste âmbito, o idealista/news decidiu explorar o que é que torna uma casa atrativa aos olhos dos especialistas de mercado, destacando elementos que podem influenciar positiva ou negativamente a sua valorização.
Documentos para venda ou compra de casa

Certidão de Teor Predial: o que é, para que serve e como obter?

A Certidão de Teor ou caderneta de registo predial é um documento que contém informações detalhadas sobre um imóvel, incluindo a sua descrição, histórico de propriedade, registos legais, e outras informações relevantes.   Certidão de Teor Predial: o que é? Como posso obter a certidão?
Registo de terrenos em Portugal aumenta com o BUPi

Registo de terrenos aumenta – e propriedades rústicas valorizam

Está a aumentar o número de registos prediais rústicos em Portugal, o que acontece através da expansão que se verifica a nível nacional do Balcão Único do Prédio (BUPi), que faz o cadastro destes terrenos. Além de dar a conhecer os donos dos terrenos, este cenário está a contribuir também para a valorização das propriedades rurais, ao facilitar as transações e ao possibilitar o emparcelamento de terras.
avaliação bancária

Comprar casa: avaliação bancária sobe para 1.525 euros por m2 em julho

A avaliação bancária é um passo fundamental na hora de comprar casa com recurso a crédito, nomeadamente para que o banco consiga determinar o financiamento máximo destinado à aquisição do imóvel. O que o Instituto Nacional de Estatística (INE) diz é que o metro quadrado (m2) está a valer cada vez mais para a banca: em julho de 2023, o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.525 euros por m2, mais 7 euros que o observado no mês precedente. Em termos homólogos, a taxa de variação fixou-se em 7,6%.
Avaliação imobiliária em debate em Portugal

Como é o avaliador imobiliário do Séc. XVI? Desafios do setor em debate

Normalização e tecnologia – o avaliador do Século XXI. Este é o mote do congresso anual da ASAVAL – Associação das Sociedades de Avaliação e Avaliadores de Portugal, que se realiza esta sexta-feira (18 de novembro de 2022), entre as 14h30 e as 18h30, na sala de conferências do Hotel Vila Galé Ópera, em Alcântara (Lisboa). Entre os temas em debate estarão, por exemplo, a cibersegurança na avaliação imobiliária, a tecnologia ao serviço do perito avaliador de imóveis e o impacto do conceito ESG (Environmental, Social e Governance) no imobiliário.
Avaliação de imóveis

Avaliação de imóveis: CMVM quer cálculos mais claros e deixa conselhos

Antes de comprar casa com recurso a crédito habitação, os bancos fazem uma avaliação do imóvel, um processo que é levado a cabo por especialistas seguindo um conjunto de critérios e metodologias. Até aqui tudo bem. Acontece que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu realizar uma ação de supervisão nesta área e identificou “deficiências” na qualidade da informação incluída nos relatórios de avaliação de imóveis, bem como “fragilidades” nos processos de revisão e validação dos mesmos. Foi por isso mesmo que decidiu avançar com um conjunto de recomendações aos profissionais envolvidos na elaboração, utilização e validação dos relatórios de avaliação de imóveis.