Comentários: 0

Atenção, porque tudo o que está relacionado com o IRS de 2015 tem novas datas. O calendário, que este ano já tinha novas datas, voltou a ser reprogramado pelo Governo, após problemas registados no sistema das Finanças. Os contribuintes têm agora até ao dia 22 de fevereiro para confirmarem as e-faturas do ano passado no Portal das Finanças. Isto fará deslizar todos os prazos até à entrega do IRS, que vai começar mais tarde do que o previsto. A entrega da declaração de rendimentos de 2015, que iria começar a 15 de março, só vai arrancar a 1 de abril.

A nova data-limite para o fisco disponibilizar o valor final das deduções dos contribuintes no site do e-fatura passa agora a ser o dia 15 de março (em vez de 1 de Março). A partir desse dia, e até 31 de março, os contribuintes podem reclamar no Portal das Finanças ou num serviço de Finanças dos valores das deduções calculados pela administração fiscal.

“Esta decisão tem em vista salvaguardar as garantias dos contribuintes no que respeita ao conhecimento, em tempo útil, da informação a disponibilizar pela Autoridade Tributária, por contribuinte”, justifica o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade, citado pelo Público.

O Governo já tinha adiado o prazo (até 19 de fevereiro) para as escolas públicas, hospitais e senhorios comunicarem ao fisco as faturas emitidas em 2015, o que significa que os contribuinte podem ainda não encontrar inseridas na sua página pessoal das Finanças algumas destas faturas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta