Declaração de IRS 2024

IRS 2024: agregado familiar deve ser atualizado até hoje nas Finanças

O prazo para os contribuintes informarem as Finanças sobre a composição do agregado familiar no final de 2023 termina hoje, dia 15 de fevereiro, sendo esta a informação que o fisco vai ter conta na declaração do IRS a ser entregue este ano. A atualização da informação sobre o agregado familiar é, s
Caução da renda no IRS

IRS 2023: há que declarar a caução de arrendamento? Fisco responde

Na hora de avançar com o IRS são muitas as dúvidas que surgem. E uma delas prende-se com a tributação da caução paga na celebração de um novo contrato de arrendamento. Será que o valor da caução recebido pelo proprietário entra para o IRS? E se o valor for devolvido? A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) explica tudo.

IRS 2023: guia prático para que nada falhe

A entrega da declaração de IRS ao Fisco já arrancou e termina dia 30 de junho de 2023. Ainda há tempo para submeter a declaração de rendimentos no Portal das Finanças, mas nunca é demais recordar algumas notas importantes. A pensar nisso, o idealista/news preparou um guia prático com dicas úteis: desde os prazos do IRS, quais as despesas dedutíveis e como declarar a pensão de alimentos, como funciona a isenção de mais-valias, até como fazer o IRS dos recibos verdes. Tudo para maximizar o valor dos reembolsos, que já estão a chegar ao bolso dos contribuintes.