Esta terça-feira é um dia determinante para os contribuintes portugueses, porque vão ficar a saber quais as deduções de despesas com habitação, hospitais públicos ou escolas públicas a que terão direito no IRS de 2015. No caso de não concordarem com os valores recolhidos e apresentados pelo Fisco por via online, os contribuintes poderão entregar a declaração de rendimentos do ano passado pela tradicional via em papel.
A nova página onde cada contribuinte poderá consultar a lista final das suas deduções à colecta para o IRS estará disponível no Portal das Finanças a partir de hoje, de acordo com o Jornal de Negócios, citando fonte oficial do Ministério das Finanças.
A partir de aqui abre-se um período de 15 dias para reclamações que, no entanto, já não suspenderão o prazo de entrega da declaração de IRS (categorias A e H), este ano adiado para o período de 1 a 30 de abril.
Para aceder a esta página, entra-se pelo Portal das Finanças e será preciso inserir a palavra-passe habitual nas comunicações on-line com o Fisco.
Além dos montantes que vinham a ser periodicamente inscritos no e-factura dos contribuintes, as Finanças, segundo o Negócios, vão agora também indicar os números referentes a despesas com habitação (rendas e juros de crédito à habitação).
Também os encargos com lares, gastos com taxas moderadoras nos hospitais públicos, despesas de formação e propinas pagas a escolas e universidades públicas passarão a estar disponíveis para consulta.
Em causa estão faturas e recibos que não foram comunicados mensalmente ao Fisco e que constam de declarações anuais apresentadas já no início deste ano e cujos valores só agora estão trabalhados.
 
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta