O Ministério das Finanças anunciou, em comunicado, a prorrogação do Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), que terminava esta terça-feira à meia-noite, por mais três dias. Quer isto dizer que os contribuintes com dívidas ao Fisco e Segurança Social têm agora até sexta-feira (dia 23) para proceder à respetiva regularização.
“O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e a Secretária de Estado da Segurança Social decidiram prorrogar o prazo de adesão ao PERES por três dias, até ao próximo dia 23 de dezembro, tendo em conta a forte procura dos contribuintes”, lê-se na nota.
Segundo o gabinete do ministro Mário Centeno, “a adesão dos contribuintes a este regime é feita por via eletrónica, no Portal da Autoridade Tributária e Aduaneira e na Segurança Social Direta (consoante a entidade responsável pela cobrança das dívidas, ou em ambas)”, e nos últimos dias verificou-se “um elevado aumento de pedidos de adesão no Portal das Finanças e nos Serviços de Finanças”, o que “poderá originar situações de inoperacionalidade temporária da aplicação e dificuldades de atendimento”, restringindo o acesso ao regime. Nesse sentido, “optou-se pela prorrogação do prazo, permitindo assim a adesão de todos que o queiram fazer”, justificou.
De referir que o período de adesão ao chamado “perdão fiscal” começou a 4 de novembro. Segundo dados dos ministérios das Finanças e da Segurança Social, já aderiram mais de 65 mil contribuintes ao PERES, tendo sido pagos quase 55 milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta