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A Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) juntou-se a outras organizações de consumidores – da Bélgica, Itália, Espanha e Brasil – para pedir que a empresa Facebook assuma responsabilidades no caso do escândalo de dados, e perceber se os dados dos perfis portugueses foram utilizados indevidamente pela empresa norte-americana Cambridge Analytica.

“Exigimos ao Facebook que nos forneça informações claras sobre se o que aconteceu com a Cambridge Analytica também envolve os perfis dos utilizadores portugueses”, lê-se no comunicado publicado pela Deco. Se a resposta for afirmativa, a associação exige saber quais as medidas que o Facebook vai tomar e de quer forma irá compensar os consumidores.

“Exigimos ainda que nos indique como vai compensar os consumidores pelo uso indevido dos seus dados e como vai reembolsá-los do valor económico resultante da exploração desses dados”, adianta a Deco. Se não houver resposta, a associação garante que irá tomar as medidas necessárias para proteger os direitos dos consumidores.

“No caso destas solicitações não serem cumpridas no prazo de 15 dias, tomaremos medidas adicionais para proteger os direitos e interesses dos consumidores. Não nos limitaremos ao cumprimento adequado da legislação. Observar regras e evitar abusos deve ser acompanhado de outras ações”, indica a Deco.

A associação considera que o Facebook “nada fez para proteger os utilizadores”, e que “voltou a permitir uma utilização e partilha indevidas dos dados”, relembrando o sucedido em 2016, altura em que o Facebook comprou o WhatsApp e recolheu os dados pessoais de todos os utilizadores sem consentimento.

“Na nossa opinião, este comportamento repetido demonstra que o Facebook não reconhece e não respeita o papel central e importante dos consumidores na economia de dados”, remata a associação.

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