O município de Vila Real de Santo António e a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) lançaram, na passada quinta-feira, a hasta pública para o arrendamento e posterior adaptação em unidade turística de três imóveis situados no centro histórico da cidade.
Os imóveis de matriz pombalina, segundo explicam as entidades em comunicado conjunto, estão localizados em plena Baixa Pombalina, zona candidata a Património da Humanidade da Unesco, e onde dentro de dias irá também arrancar a obra de reconstrução do histórico Hotel Guadiana.
A medida, lê-se na mesma nota, tem como meta a reabilitação, exploração e manutenção de um conjunto de edifícios que serão transformados em hotéis de tipologia superior/charme e faz parte do pacote de investimentos turísticos previstos para o município - avaliados em 200 milhões de euros - apresentados recentemente na Bolsa de Turismo de Lisboa.
Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, "esta operação faz parte da estratégia de recuperação do património edificado da cidade e contribui fortemente para a notoriedade do concelho enquanto destino turístico e cultural".
O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na perspetiva da autarquia, um excelente exemplo da arquitetura e do urbanismo do século XVIII, sendo apontada como uma cidade fábrica, fundada nos ideais iluministas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta