Depois do Mercado da Ribeira, em Lisboa, a Time Out pretende explorar um conceito semelhante na Estação de São Bento, no Porto. O projeto para o edifício, que foi classificado em 1997 como Imóvel de Interesse Público, carece ainda de autorizações da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e da Câmara do Porto e visa a criação de uma área de 2200 metros quadrados, na zona lateral da estação, voltada para a Rua do Loureiro, com uma oferta de 500 lugares, 15 restaurantes, quatro bares, quatro lojas, uma cafetaria e uma galeria de arte.
A Time Out Market diz que vai apresentar "nas próximas semanas" o "projeto formal" do novo "mercado de cultura e comida" que prevê inaugurar no segundo semestre de 2017 na Estação de S. Bento, no Porto.
“Estivemos a negociar a ocupação do espaço e a partir de agora é que vamos redefinir com todos os especialistas como se pode converter aquele espaço em detalhe, para depois submeter o projecto à DGPC. Sabemos que é um processo complicado, mas que preocupa mais quem tem ambições grandiosas. Nós temos intenções muito modestas”, diz, citado pelo Público, João Cepeda, que preside à unidade do Time Out Group responsável pelo conceito destes mercados urbanos.
Dar nova vida a espaços "moribundos"
O gestor garante que não será necessário avançar com qualquer demolição, mas que a Time Out quer construir uma nova estrutura anexa ao edifício. “Vamos tirar tudo o que está podre e reabilitar o espaço, cumprindo o que lá está. Basicamente, queremos reabilitar e criar um edifício ao lado, uma estrutura que sirva de elemento aposto ao que existe".
Citado pela Lusa, Cepeda destaca que a "postura" da empresa é precisamente a de "grande defensora do património", sendo disso exemplo o projeto do Mercado da Ribeira, em Lisboa, e frisa que o conceito dos mercados é "dar uma vida nova e trazer mais gente e mais negócio a sítios que antes estavam sem grande atividade".
Time Out Market pretende aliás repetir "em várias cidades do mundo", desde Nova Iorque a Miami, Berlim ou Londres.
"Este projeto vai ser sensivelmente um terço a metade mais pequeno que o de Lisboa e pretende juntar os melhores sítios do Porto debaixo do mesmo teto. Mas a ambição é igual a Lisboa, onde o Mercado da Ribeira é um dos sítios mais visitados - se não o mais visitado - da cidade, com uma média de 11 mil pessoas por dia", afirmou.
Time Out Market em Londres no próximo ano
Depois de Lisboa e Porto, a Time Out Market pretende repetir o conceito "em várias cidades do mundo", desde Nova Iorque a Miami, Berlim ou Londres.
Fora de Portugal, a inauguração do conceito acontecer em Londres, no Reino Unido. Segundo o Notícias ao Minuto, o novo mercado da Time Out tem data marcada para abrir portas no segundo semestre de 2017, na 106 Commercial Street, no East End.
Para poder comentar deves entrar na tua conta