Comentários: 0
Mediadores imobiliários pedem ao Governo para relançar vistos gold
autorizado

Portugal está em risco de perder o investimento estrangeiro, sobretudo chinês, que tem dinamizado o setor imobiliário nos últimos anos, devido aos problemas que estão, cada vez mais, a afetar os processos dos vistos gold. O alerta é dado, em tom de preocupação, pelo presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima.

"Espero que no espaço de um mês o Governo português tome uma decisão sobre esta questão, porque precisamos deste investimento como de pão para a boca até porque o investimento chinês atinge proporções mais elevadas", defende o dirigente da APEMIP, em entrevista à Lusa.

Segundo Luís Lima, o "Governo tem de exigir responsabilidades" sobre processos que não avançam, recordando que desde o "célebre escândalo, muita gente foge" por recear más interpretações.

O processo dos vistos 'gold', cujo julgamento, em que é arguido o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, arranca a 13 de fevereiro, depois de ter estado inicialmente marcado para 10 de janeiro.

Esta investigação, tal como relembra a agência de notícias, está relacionada com a aquisição de vistos por cidadãos estrangeiros interessados em investir e residir em Portugal, estando em causa indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.

"Os maiores investidores mundiais em imobiliário são chineses", aponta Luís Lima, que admite deixar a China de fora das suas deslocações profissionais por achar que "pode não ter condições para vender o país".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta