
Os apoios à eficiência energética em 48 entidades públicas, no valor de 138 milhões de euros, vão gerar poupanças anuais de 10,8 milhões ao Estado, de acordo com o Ministério do Ambiente. Entre as entidades apoiadas estão organismos da Administração Central, centros hospitalares, universidades ou institutos politécnicos.
Estas ajudas serão concedidas ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no âmbito do apoio à execução de medidas de eficiência energética nos edifícios da Administração Pública Central, escreve a Lusa. Além da poupança de energia, as alterações que serão postas em marcha deverão permitir a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
"Estima-se, também, que estas intervenções garantam uma diminuição de emissões de gases com efeito de estufa anual de 48,2 mil tCO2eq (toneladas equivalentes de CO2 [dióxido de carbono])", acrescentou o ministério liderado por João Matos Fernandes.
Estas intervenções consistem, entre outras soluções, na instalação de janelas e iluminação mais eficientes, de painéis solares térmicos e de isolamento térmico nos edifícios.
Numa primeira fase, o PO SEUR apoiou 26 projetos, com um financiamento de 54,6 milhões de euros, sendo que a segunda irá garantir o apoio a outros 77 projetos, cujo financiamento deverá atingir os 83,2 milhões.
Para poder comentar deves entrar na tua conta