
A antiga fábrica de lanifícios Chemina, em Abrantes, foi vendida em hasta pública por um 1,110 milhões de euros à imobiliária Sunshine Life – Investimento Imobiliário, Unipessoal Lda. Nos termos da hasta pública, que foi lançada em novembro de 2019, o vencedor terá de construir no local um hotel com SPA e aparthotel. A traça arquitetónica da fachada da antiga fábrica será mantida.
“O projeto terá, também, que contemplar um auditório que deverá ser cedido durante 20 horas mensais ao município”, lê-se no site da Câmara Municipal de Alenquer.
O caderno de encargos prevê que as obras tenham de arrancar no prazo de três anos e meio, “após o qual serão aplicadas sanções no valor de 50.000 euros anuais”. “Se no prazo de cinco anos o projeto não avançar, o município terá o direito de pedir a reversão do edifício”, refere a autarquia.
Segundo Pedro Folgado, presidente da CMA, estão “finalmente reunidas as condições para devolver este edifício histórico à vila de Alenquer”. “A fábrica da Chemina tem um valor inestimável pela sua história (...). É com muita satisfação que após tantos anos de impasses, concluímos com sucesso a hasta pública que vai permitir a recuperação integral do edifício”, afirma.
“Consideramos que a construção de uma unidade hoteleira vem ao encontro de uma necessidade da vila e do concelho, até porque apesar de nos últimos anos terem vindo a surgir cada vez mais unidades de Alojamento Local (AL), são ainda claramente insuficientes, quer para sustentar o turismo (...), quer para aumentar a dinâmica económica no concelho de Alenquer, que passará a ter uma maior capacidade de receber e reter quem nos visita”, acrescenta.

De referir que, segundo escreve a lusa, a Sunshine Life - Investimento Imobiliário Unipessoal Lda. é detida por um promotor asiático.
A fábrica foi inaugurada em 1890 e fechou portas em 1994, na sequência de um conturbado processo de falência, tendo o edifício sido afquirido pela CMA. Em 2000, na sequência de um incêndio, ficou degradado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta