O edifício foi pintado com a tecnologia Airlite, uma tinta ecológica que reduz a poluição em 88%.
Comentários: 0
Green Pea: um centro comercial "ecológico" no coração de Turim
Green Pea

Green Pea é o nome do novo centro comercial da cidade italiana de Turim, que foi inaugurado recentemente. Os seus 15.000 metros quadrados (m2) distribuídos por cinco andares foram projetados com base em critérios ecológicos e sustentáveis. As lojas oferecerão apenas produtos sustentáveis ​​relacionados com a energia, decoração de interiores, roupas e lazer criados em harmonia com a natureza. O edifício foi pintado com Airlite, uma tinta ecológica que reduz a poluição em 88%.

O nome do projeto já é uma declaração de intenções: a ervilha é considerada um símbolo de respeito (redonda como a Terra e verde como o planeta deveria ser). O objetivo do Green Pea é que o consumo tenha menos impacto ambiental no nosso planeta. Projetado pelos arquitetos Cristiana Catino e Carlo Grometto, o edifício assemelha-se a um organismo natural rodeado por 2.000 árvores e plantas. É construído com materiais recicláveis ​​como aço, ferro e vidro. Com um investimento de 50 milhões de euros, a sua estrutura de suporte em aço pode ser desmontada e reaproveitada.

A madeira vem das florestas Val Di Fiemme e Belluno, destruídas durante a grande tempestade de 2018. A madeira reciclada dos vales Cuneo também foi usada para os pavimentos interiores. Além disso, mais de 87% da sua água quente é gerada por uma usina geotérmica, mais de 88% da sua energia térmica e quase 90% da energia elétrica usada para iluminação vem de fontes fotovoltaicas renováveis.

O edifício é pintado com Airlite, uma tinta que reduz a poluição do ar em 88%. Esta colaboração junta-se a outros projetos em que Airlite tem participado. O grande complexo hoteleiro, gastronómico e habitacional de luxo no bloco conhecido por Canalejas, entre as ruas de Alcalá, Sevilha e Carrera de San Jerónimo, e dirigido pelo arquitecto Carlos Lamela, possui tecnologia Airlite. São 1.900 m2 nos quais foi aplicada a pintura ecológica, capaz de tirar a poluição de cerca de 180 carros por dia. A Airlite purifica o ar da mesma forma que as florestas. Cada metro quadrado pintado equivale a plantar a mesma área de árvores. As fachadas pintadas com Airlite tornam-se manchas verdes sem necessidade de as cobrir com vegetais.

A tecnologia Airlite possui o potencial de purificar o ar e reduzir as partículas nocivas e cancerígenas no ar e foi incluída pelas Nações Unidas entre as quatro tecnologias mais eficazes do planeta no combate à poluição. Foi reconhecida pela Open Innovation Call de Nova Iorque, que a premiou em 2019 por ser uma das mais promissoras tecnologias capazes de melhorar a qualidade do ar nas cidades.

Um trabalho recente publicado pela Universidade de Harvard indica que a poluição do ar pode causar casos mais graves de coronavírus: em cidades com qualidade do ar pior, as mortes por Covid-19 podem ser até vinte vezes maiores.

Neste caso, trata-se de um produto que reduz custos com ar condicionado em edifícios, conforme demonstrado em 2015 com a Big C, uma das maiores redes de hipermercados da Tailândia. A empresa explora continuamente tecnologias que ajudam a reduzir gastos e contactou a Airlite para um programa piloto num Mini Big C, um formato de loja de conveniência. As análises mostraram que a Airlite reduziu significativamente o consumo de energia elétrica em 28,66%, economizando 31,45 kWh em média por dia.

Entre as propriedades do Airlite destaca-se a alta refletividade solar - reflete a maior parte da radiação solar infravermelha, evitando assim a passagem de calor excessivo para os ambientes. No verão e em climas quentes, isso permite ambientes mais frios de forma natural, com economia de energia elétrica para ar condicionado que fica entre 15 e 50%, principalmente em países com altas temperaturas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta