Fábrica será construída num terreno com 78.000 m2 em Viana do Castelo e estará concluída em 2023.
Comentários: 0
Fábrica da BorgWarner em Viana do Castelo estará concluída em 2023
Assim será a fábrica da BorgWarner em Viana do Castelo B. Prime

A multinacional norte-americana BorgWarner vai reforçar o seu plano de expansão no concelho de Viana do Castelo, prevendo investir 25 milhões de euros numa nova fábrica, que deverá começar a funcionar em 2023 e que permitirá criar 300 postos de trabalho.

Segundo a B. Prime, que representou a BorgWarner na identificação, seleção e negociação da compra do terreno – são 78.000 metros quadrados (m2) – que vai acolher o plano de expansão da empresa, a nova unidade fabril será alvo de duas fases de construção: uma inicial de 6.000 m2 e, após um ano, a edificação de mais 17.500 m2. 

“Este edifício industrial será concebido para obtenção da certificação LEED, um certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação”, lê-se no documento. 

A consultora imobiliária adianta ainda que a nova fábrica da BorgWarner será o futuro Centro Europeu para a expansão da eletrificação, produzindo motores elétricos para clientes europeus do grupo. Esta será, de resto, a terceira unidade nesta indústria na Europa. 

Citado na nota, Luís Reis, responsável pela área de Indústria e Logística da B. Prime, diz que devido à transição energética a que o mundo está a assistir, acontecem “planos de expansão extremamente ambiciosos por parte de empresas que estão nesta área de atuação”, como é o caso da BorgWarner, que terá, em 2030, “45% do seu negócio centrado na produção de motores elétricos”. “É com enorme satisfação e motivação que acompanhamos estas indústrias a encontrar soluções que lhes permitam consolidar a sua presença em Portugal”, acrescenta.

Quem é a BorgWarner?

Trata-se de um grupo empresarial que é líder mundial de produtos em soluções de tecnologia limpa e eficiência para veículos de combustão, híbridos e elétricos, tendo como objetivo acelerar a eletrificação e proporcionar soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado automóvel. 

A empresa está presente em 96 unidades espalhadas em 24 países e emprega cerca de 50.000 colaboradores, sendo que em Portugal são, atualmente, 950 trabalhadores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta