
Um estudo do Observatório Fiscal da União Europeia (UE) revela que há cerca de 350 portugueses com imóveis no paraíso fiscal do Dubai, avaliados em 238,2 milhões de dólares (cerca de 222 milhões de euros). São 819 imóveis, no total, e a maioria é diretamente detida pelos singulares.
Portugal não está no topo dos países nos investimentos imobiliários. O ranking é dominado pela Índia, Reino Unido, Paquistão, Arábia Saudita, Irão, Kuwait, Jordânia, Canadá, Egipto, Líbano, Rússia, Estados Unidos, Síria e China, segundo a notícia avançada pelo jornal Público.
Portugal aparece em 59º lugar (numa lista de 194 jurisdições) e o estudo identificou 351 proprietários de nacionalidade portuguesa, donos de 819 imóveis avaliados em 238,2 milhões de dólares (cerca de 222 milhões de euros), ou seja, com um valor médio de 290,9 mil dólares. Dessa lista, 165 imóveis estão localizados na zona da marina do Dubai e 18 na ilha artificial de Palm Jumeirah. A idade média dos proprietários portugueses é de 48,4 anos.
O estudo foi elaborado com base em ficheiros obtidos por uma organização não-governamental norte-americana na área da segurança internacional, o Center for Advanced Defense Studies (C4ADS), tendo sido analisados microdados relativos a 800 mil imóveis.
Para poder comentar deves entrar na tua conta