Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Paraísos fiscais

Últimas notícias sobre "Paraísos fiscais" publicadas em idealista.pt/news

Portugal é o terceiro país da UE com mais dinheiro em offshores – depois do Chipre e Malta

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) que mais riqueza transferiu para offshores entre 2001 e 2016. Foram desviados em média cerca de 50 mil milhões de euros pelas famílias portuguesas mais ricas neste período, o que equivale a cerca de um quarto do PIB nacional. 

Notícia sobre:

Bancos “portugueses” transferiram 672 milhões para lista de offshores da UE em 2018

Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros para os territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia (UE), que foram atualizadas recentemente.

Notícia sobre:

Portugal "perdeu" 9 mil milhões de euros para ‘offshores’ em 2018

O montante comunicado pelos bancos ao Fisco sobre as transferências para paraísos fiscais em 2018 foi de 8,95 mil milhões de euros. Os destinos preferidos foram a Suíça e Hong Kong.

Notícia sobre:

Gestão de fortunas familiares com novas regras fiscais em Portugal - RNH entre os visados

Além das fortunas familiares nacionais, o novo enquadramento legal adotado no país no início deste mês - seguindo as pegadas europeias - coloca em alerta também a forma como tributam os residentes não habituais (RNH).

Notícia sobre:

Imóveis comprados à Fidelidade pela Apollo desde o paraíso fiscal de Caimão

A operação de compra dos 271 imóveis da Fidelidade por parte do fundo norte-americano Apollo, no valor de 425 milhões de euros, aconteceu a partir das Ilhas Caimão. Os novos proprietários dos ativos que eram da seguradora montaram uma estrutura acionista em cascata, que passa por duas praças financeiras. No topo estão três fundos sedeados no paraíso fiscal, havendo pelo meio duas sociedades estabelecidas no Luxemburgo.

Notícia sobre:

Fisco investiga 256 portugueses envolvidos em escândalos de “offshores”

O Fisco investigou um quinto dos contribuintes portugueses que foram expostos pelos vários casos de ocultação de milhões de euros em “offshores”, que têm sido divulgados nos últimos anos. Em causa estão os casos Swissleaks, Panama Papers, Malta Files e Paradise Papers, que expuseram nomes de mais de 1.350 contribuintes portugueses: a Autoridade Tributária (AT) identificou 343, tendo investigado 256 desses contribuintes.

Notícia sobre:

Portugal enviou pelo menos 10,6 mil milhões para paraísos fiscais em 2017

Cerca de 10,6 mil milhões de euros foram transferidos para "offshores" no ano passado, mais 200 milhões, aproximadamente, que em 2016. Mas o valor pode subir depois das correções feitas pelos bancos à informação enviada inicialmente. O Fisco instaurou 122 processos aos bancos.

Notícia sobre:

UE inclui Macau na "lista negra" dos paraísos fiscais

A União Europeia (UE) aprovou esta terça-feira a “lista negra” de 17 paraísos fiscais que, por serem consideradas jurisdições não cooperantes em matéria fiscal, podem vir a enfrentar sanções caso não aumentem os seus padrões de controlo e transparência. Macau, Tunísia e Panamá são alguns dos países que constam da lista divulgada na sequência da reunião dos ministros das Finanças da UE.

Notícia sobre:

Residentes em “offshores” livres de pagar AIMI mais caro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quarta-feira (dia 6) a alteração que permite que os residentes em “paraísos fiscais” (offshores) que detenham prédios de elevado Valor Patrimonial Tributário (VPT) em Portugal não tenham de pagar a taxa agravada do novo imposto Adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI).

Notícia sobre: