Rede de espaços de coliving e residências de estudantes engloba 2.070 apartamentos localizados em Lisboa, Carcavelos e Porto.
Comentários: 0
Residências de estudantes em Portugal
Foto retirada do site da rede Smart Studios

Está consumado aquele que é um dos negócios imobiliários do ano. Trata-se da venda da rede Smart Studios ao grupo de investimento Round Hill Capital por 200 milhões de euros, tendo o acordo sido assinado no dia 9 de junho de 2022. Foi em dezembro de 2021 que se soube que a rede de espaços de coliving e residências de estudantes tinha colocado no mercado uma carteira de imóveis que estava, de resto, a despertar o interesse de várias instituições. 

Citado pelo Expresso, Ricardo Kendall, fundador e sócio da Smart Studios, revelou que a operação de venda “engloba 2.070 apartamentos em Lisboa, Carcavelos e Porto”: 600 estão em operação, 401 em fase final de construção – um dos prédios fica pronto em julho e outro em agosto – e 1.070 apartamentos em fase de licenciamento na Câmara Municipal de Lisboa (CML).

A carteira de ativos da Smart Studios estava avaliada em 205 milhões de euros, mas do “portfólio foram excluídos três pequenos edifícios e, portanto, houve naturalmente ajustes”, adiantou Ricardo Kendall, citado pela publicação. 

Com este acordo a Round Hill Capital aposta no reforço da sua presença neste segmento de mercado, onde soma já 40 projetos de residências de estudantes no Reino Unido e na Europa Continental desde 2002.

À semelhança de vários outros players do mercado, Ricardo Kendall lamentou as dificuldades existentes em Lisboa relativamente aos atrasos nos processos de licenciamento. “Temos processos na CML há três anos por aprovar. Comprámos os terrenos há quatro anos, investimos, fizemos os projetos de arquitetura. Mesmo admitindo que seja aprovado em breve, temos mais dois anos de construção, no total serão cerca de seis anos”, critica, mostrando-se, no entanto, otimista quando ao futuro: “Acreditamos que a equipa de Carlos Moedas [presidente da CML] vá melhorar os prazos dos licenciamentos”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta