
No primeiro semestre do ano, o investimento em imobiliário comercial ultrapassou os 700 milhões de euros em Portugal – mais 13% que em igual período do ano passado. No entanto, esta é uma tendência “que vai no sentido inverso ao mercado europeu, cujo volume investido contraiu 57%”, revela o WMarket Review Mid-year 2023, uma publicação bianual da Worx que analisa a atividade e tendências do setor.
De acordo com o estudo, entre janeiro e junho, a hotelaria liderou o volume de investimento em Portugal com 39% - destacaram-se, neste âmbito, os Hotéis Dom Pedro vendidos à Arrow Global por 250 milhões, sendo a maior transação até ao momento. Seguiu-se o setor de retalho, com 11 transações, acrescentando 220 milhões ao volume de investimento em imobiliário comercial que representa 32%. A maior transação deste setor e a segunda maior do semestre foi a venda do Portfólio Amália à LCN Capital Partners por 150 milhões.
Nos escritórios, e apesar do “decréscimo da procura efetivada nestes meses”, a procura ativa que se encontra em fluxo no mercado “mantém-se estável”. Segundo a consultora, a tendência de crescimento da oferta vai manter-se nos próximos anos. Existem atualmente 13 projetos em construção que trarão ao mercado cerca de 261.000 metros quadrados (m2) de escritórios, sendo que uma parte significativa se encontra já pré-arrendada (47%).
Já o retalho, diz a Worx, “será mais impactado neste ano de 2023 pelo consumo privado, que irá crescer a um ritmo de apenas 1,6%”. “O índice de volume de negócios no comércio a retalho cresceu 2% nos primeiros 6 meses do ano, influenciado por um crescimento de 3% nos produtos não alimentares. Nestes últimos destaca-se uma variação homóloga positiva de 24% e 10% no comércio online e nos artigos de moda, respetivamente”, lê-se no relatório.
Por fim, a atividade no setor industrial e logística registou cerca de 294.000 m2 de absorção no primeiro semestre do ano, distribuídos por 32 operações no primeiro semestre de 2023, “refletindo um aumento homólogo de 41%”. O negócio médio aumentou para 9.160 m2 neste semestre, em comparação com 8.000 m2 no mesmo período de 2022.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta