O mercado de crédito malparado em Portugal está mais morno em 2023. Mas poderá aquecer em breve. O fundo LX Partners decidiu colocar à venda uma carteira de malparado avaliada em 4,2 mil milhões de euros, bem como o seu servicer Algebra Capital. Este poderá ser o maior negócio de malparado fechado este ano.
Trata-se do projeto “Cascais”, que contempla crédito malparado da LX Partners avaliado em 4,2 mil milhões de euros, o qual foi adquirido pelo fundo à banca portuguesa nos últimos anos, escreve o ECO:
- crédito unsecured (sem garantias): 4 mil milhões de euros;
- crédito secured (com garantias): 200 milhões de euros.
Além do crédito malparado, a LX Partners também está a vender o servicer responsável pela gestão desta carteira, a Algebra Capital, por cerca de 5 milhões de euros, refere o mesmo jornal. A venda desta carteira de malparado está a ser gerida pela KPMG, que já está a contactar potenciais investidores.
De notar ainda que a eventual venda de ativos tóxicos ocorre num momento em que o negócio de malparado em Portugal está arrefecido, uma vez que há menos carteiras à venda e os portfólios que saem para o mercado também são menores do que o verificado nos últimos anos. Um dos processos que está a decorrer atualmente é a venda de ativos problemáticos do Montepio por cerca de 230 milhões de euros, refere a mesma publicação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta