Há um novo negócio imobiliário lançado no mercado português. Em causa está a venda dos terrenos e das instalações da Exponor, situados em Leça da Palmeira, freguesia de Matosinhos. Depois de a AEP ter dado a conhecer, no verão passado, que está interessada em recomprar por 26 milhões de euros os ativos do parque de exposições e terrenos adjacentes, a Fund Box veio esta segunda-feira comunicar que vai fazer uma apresentação ao mercado destes ativos imobiliários com o objetivo de realizar um processo de venda estruturada.
Na qualidade de sociedade gestora do fundo Nexponor - proprietário dos ativos da Exponor "em liquidação - a Fund Box anunciou que "serão apresentados ao mercado, em processo de venda estruturada, os ativos imobiliários que compõem o seu património, sitos no parque de Exposições e terrenos adjacentes, em Matosinhos" detalhando que "os imóveis serão vendidos no estado em que se encontram", sem avançar valores.
Na posse da Nexponor estão cerca de 180.000 metros quadrados (m2) de terreno, que se dividem em 40.000 metros quadrados (m2) do parque de exposições, uma área envolvente e ainda uma zona passível de promoção imobiliária, que totalizará 100.000 m2, comprados pela Nexponor em 2013, quando a AEP estava em risco de falência. Através desta operação de conversão dos créditos da banca em unidades de participação, a associação empresarial sediada no Porto conseguiu limpar a quase totalidade do seu passivo, que superava os 100 milhões de euros, à data de então.
Cerca de uma década depois deste processo de reestruturação financeira da AEP, Luís Miguel Ribeiro, que foi reeleito presidente da associação este junho deste ano, revelou ao Público um mês depois que a associação tinha até já assinado um contrato-promessa para recomprar o imóvel e adiantado um sinal um milhão de euros, ficando determinado que o negócio de ficar fechado até maio de 2024.
O financiamento da operação poderia "passar por receitas próprias, pelo Banco de Fomento, pelo Banco Europeu de Investimento, por uma emissão de obrigações. Vamos ver", declarou, na altura, o mesmo dirigente associativo, destacando que "a Exponor é o maior parque de exposições do noroeste peninsular”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta