O imobiliário atravessou um momento de maior turbulência em 2023, fruto do contexto socioeconómico global. Em Portugal, assistiu-se a uma diminuição de 50% do investimento imobiliário em comparação com o ano anterior. A entrada de capital em imóveis comerciais totalizou 1.600 milhões e os setores de hoteleira e retalho “brilharam”, captando a maior parte do investimento (40% e 35%, respetivamente).
“O abrandamento que se tem sido sentido em termos de investimento resulta de investidores mais cautelosos e não pelo desempenho dos ativos”, realça o The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide, documento elaborado pela consultora imobiliária CBRE em parceria com a sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA).
Para o diretor-geral da consultora imobiliária CBRE, Francisco Horta e Costa, sente-se atualmente no mercado imobiliário “um momento de alguma instabilidade e incerteza provocadas pelo contexto socioeconómico global”. No entanto, “existem várias classes de ativos que mantêm fundamentos sólidos e Portugal continua a ser um destino atrativo para investidores”.
Por sua vez, Miguel Marques dos Santos, sócio da Real Estate & Planning da VdA, considerou que apesar do contexto socioeconómico global vivido, no segundo trimestre de 2023, voltou-se a sentir “um grande interesse por parte dos investidores estrangeiros no mercado” português. “Estamos convencidos que passámos de um ambiente de espera para um ambiente em que os investidores pretendem avançar com os processos e concretizar transações”, salientou.
Lisboa e Porto vão ter 35 novos hotéis até ao final do ano
No segmento da hotelaria, em 2023, foram alcançados novos recordes, de acordo com o estudo. Os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 30 milhões de hóspedes e 77 milhões de dormidas, refletindo aumentos anuais de 13 % e 11%, respetivamente.
A cidade de Lisboa ganhou 20 novos hotéis no ano passado e para 2024, já estão previstos outras 20 unidades. O Porto ganhou mais de 10 novos hotéis em 2023 e em 2024 estão já previstos outros 15.
Já no mercado de retalho, em 2023, a análise destaca que foram inaugurados três retail parks e foram ainda abertas 93 lojas em Lisboa e 67 no Porto.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta