Unidade localizada no Campo Pequeno era detida pela TPG/Round Hill Capital e passou para as mãos da Xior. 
Comentários: 0
Residência de estudantes em Lisboa
CBRE Portugal

É mais um negócio que comprova que o setor das residências de estudantes (PBSA – Purpose Build Student Accomodation) em Portugal continua a atrair investidores. Trata-se da venda de um alojamento com 380 camas/quartos distribuídas por cinco pisos em cerca de 17.000 metros quadrados (m2) de área bruta de construção acima do solo que era detido pela TPG/Round Hill Capital e passou para as mãos da Xior, tendo sido vendida por 58 milhões de euros.

A residência de estudantes foi inaugurada em setembro de 2022 e está localizada no coração do Campo Pequeno, uma zona muito central de Lisboa, adianta em comunicado a CBRE, que assessorou os vendedores no negócio.

A venda representa a conclusão do planeamento estratégico para este projeto de desenvolvimento da ‘joint venture’ entre a TPG e a Round Hill Capital, refere a consultora. 

“O setor das residências de estudantes tem demonstrado um enorme dinamismo nos últimos anos, com diversas aberturas e transações resultantes do crescimento sustentado do número de estudantes nacionais (4% ao ano nos últimos três anos) e de estudantes estrangeiros (6,2 % ao ano nos últimos três anos). Lisboa é uma das capitais europeias onde o número de camas disponíveis por número de estudantes é mais baixo, um rácio que representa c. 2,1% quando comparado com Madrid (5,1%), Londres (26%) ou Amesterdão (28%)”, lê-se na nota. 

Citado no documento, Igor Borrego, Head of Capital Markets da CBRE Portugal, afirma que a operação “demonstra a atratividade do setor das residências estudantis em Portugal” e reforça a ideia de que Lisboa “é a capital europeia com menos camas disponíveis por número de estudantes”, sendo “o desequilíbrio entre a oferta e a procura bastante evidente”. 

“Esta transação representa um marco importante no mercado, estabelecendo um novo recorde em termos de preço por cama e um sinal de que o investimento imobiliário em ativos de qualidade continua a captar interesse”, acrescenta. 

Só em 2023, a CBRE assessorou a venda da unidade Milestone Olaias à M&G, das unidades da Odalys no Porto e Lisboa à Ageas e da unidade da Xior Alvalade a um investidor privado.

Liliana Soares, Head of ESG & Sustainability da CBRE Portugal, destaca o facto de os investidores estarem cada vez mais atentos à sustentabilidade e eficiência energética dos edifícios: “É notável o crescente interesse dos proprietários deste tipo de edifícios em obter a certificação BREEAM In Use. Por ser um sistema de certificação internacional, independente e amplamente reconhecido, a certificação BREEAM demonstra um claro compromisso com a sustentabilidade. Este compromisso é visível em medidas concretas como a gestão de energia, o consumo de água ou a promoção da mobilidade sustentável, que esta residência apresenta”. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta