Estudantes

Nova residência do IPVC vai criar 400 camas em Viana do Castelo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) consignou, na quarta-feira, dia 24 de julho de 2025, a empreitada de construção da nova residência académica, situada na Praia Norte, num investimento de 18,9 milhões de euros, que permitirá disponibilizar 400 novas camas. Em comunicado enviado às redações, o IPVC adiantou que a nova residência de estudantes será construída no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A cerimónia de consignação decorreu, durante a tarde da quarta-feira, dia 24 de julho de 2025, na Biblioteca Professor Barbosa Romero.
Negócio das residências de estudantes

Residências de estudantes: Nido compra portefólio ibérico por 1.200 milhões

A plataforma especializada em alojamento para estudantes Nido Living (Nido), que em 2024 foi adquirida pela Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments), assinou um acordo para a aquisição do portefólio ibérico de residências universitárias da também canadiana Brookfield Asset Management, a Livensa Living (Livensa). Em causa está uma transação avaliada em 1,2 mil milhões de euros.
Flex Living em Portugal

Novas formas de habitar: “Há uma procura enorme de modelos alternativos”

A edição de 2025 do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) arrancou esta quinta-feira (10 de abril de 2025), em simultâneo com a Tektónica, com uma conferência dedicada aos novos modelos de habitar. “Há uma procura enorme de modelos alternativos”, revela Maria Empis, Head of Residential da JLL Portugal. Uma ideia, de resto, deixada pelos vários oradores que marcaram presença no evento, que decorreu na FIL, no Parque das Nações.
Alojamentos para estudantes

Quartos para estudantes: oferta é escassa e há 194 mil sem alojamento

A escassez de alojamentos para estudantes teima em não ter resposta, à semelhança do que acontece em todo o segmento residencial em Portugal. Os dados mais recentes apontam para a existência de 194 mil estudantes a necessitar de alojamento, um “número que se antecipa que continue a crescer no médio prazo”, refere a Worx, por ocasião do Dia do Estudante, que se assinala esta segunda-feira (24 de março de 2025).
Residência para estudantes no Porto

Porto lança concurso para construir residência para estudantes

A Câmara do Porto lançou esta segunda-feira, dia 13 de janeiro, um concurso público para a conceção, construção, exploração e manutenção de uma residência de estudantes de parte da unidade de intervenção do quarteirão da Bainharia, localizado no centro histórico.No procedimento, publicado esta segun
Viseu

Viseu cria alojamento para estudantes em edifícios históricos

Três edifícios situados na Rua do Gonçalinho, no centro histórico de Viseu, vão ser reconstruídos e transformados em alojamento a custos controlados para estudantes do ensino superior, num investimento de cerca de três milhões de euros. Hoje decorreu o ato de consignação da obra, que tem um pra
Construção de residências para estudantes

OE2025: construção de quartos para estudantes terá apoio de privados

O Governo de Montenegro admitiu que a taxa de execução de projetos de alojamento estudantil é hoje “muito baixa”, reconhecendo que a falta de quartos para estudantes é um “dos maiores obstáculos à frequência do ensino superior”. Foi neste sentido que o Parlamento aprovou esta quarta-feira, dia 27 de novembro, uma proposta de alteração ao OE2025 para celebrar contratos de parceria público-privada para a construção de residências universitárias.
estudantes deslocados

Rendas dos estudantes deslocados no IRS: guia de perguntas e respostas

Os estudantes deslocados podem deduzir despesas com rendas no IRS, aliviando o peso financeiro de viver fora da casa dos pais. A medida, válida para alunos que estudam a mais de 50 km da sua residência, permite incluir gastos com alojamento no limite das deduções de educação. Trata-se de um benefício fiscal para jovens com idade inferior ou igual a 25 anos, que obedece, contudo, a algumas regras. Explicamos tudo neste guia de perguntas e respostas.
estudantes

Universidade de Lisboa investe 38 milhões em residências de estudantes

A Universidade de Lisboa anunciou o início da construção dos Edifícios 2 e 3 das novas residências da Cidade Universitária. O projeto imobiliário recebeu financiamento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pelo valor global de cerca de 38 milhões de euros, e com um prazo de execução de aproximadamente dois anos.
residências de estudantes

Benfica inaugura residência universitária para 120 estudantes

A Residência Universitária do Calhariz de Benfica, em Lisboa, um investimento superior a 4 milhões de euros, vai ser inaugurada esta quarta-feira, 25 de setembro, prevendo acolher 120 estudantes, principalmente bolseiros deslocados e estudantes com mobilidade reduzida. Freguesia tem mais projetos em marcha.
Residências de estudantes vendidas em Portugal

Residências de estudantes vendidas em Portugal por mais de 30 milhões

É mais um negócio que comprova que os investidores imobiliários estão de olho em Portugal, nomeadamente no segmento das residências de estudantes, o chamado Purpose Built Student Acomodation (PBSA). A Alea Capital Partners (Alea), com sede em Lisboa, vendeu duas residências de estudantes no país – uma na Covilhã e outra em Braga – por mais de 30 milhões de euros à Stoneshield Capital (Stoneshield).