
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a construção de um hotel de quatro estrelas no histórico Palácio Almada Carvalhais, no Largo do Conde Barão, freguesia da Misericórdia. O projeto prevê 110 unidades de alojamento, 23 lugares de estacionamento e um espaço reservado para tomada e largada de passageiros, junto ao palácio.
A proposta aprovada agora pela Câmara Municipal de Lisboa, para que o monumento nacional seja transformado em unidade hoteleira, introduz alterações ao projeto inicial, incluindo uma ampliação com demolição parcial, a realizar durante a execução da obra. Subscrita pela vereadora do Urbanismo, Joana Almeida (eleita como independente pela coligação “Novos Tempos” – PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), a proposta foi viabilizada com os votos contra do Bloco de Esquerda, PCP, Livre e Cidadãos por Lisboa, e a abstenção do PS.
Novo projeto no Conde Barão é para unidade hoteleira com menos estrelas, mas mais quartos

Recorde-se que, em abril de 2019, ainda sob liderança socialista, a autarquia tinha aprovado um projeto de reabilitação do imóvel para um hotel de cinco estrelas, com 64 unidades de alojamento. A versão agora validada reduz a classificação para quatro estrelas, mas quase duplica a capacidade, elevando-a para 110 unidades.
O imóvel foi adquirido em agosto de 2023 pelos grupos holandeses ProWinko e SHG, numa transacção intermediada pela JLL e CBRE. Antes disso, o edifício encontrava-se sob gestão do Fundo Sete Colinas, representado em Portugal pela Silvip, que o havia comprado à Caixa Geral de Depósitos em 2014.
Classificado como Monumento Nacional, o Palácio de Almada Carvalhais foi edificado por volta de 1545 por Rui Fernandes de Almada, banqueiro, feitor da Flandres e provedor da Casa da Índia. No interior, sobrevivem elementos decorativos de várias épocas, com destaque para a escadaria monumental do século XVIII, os estuques nos tetos, silhares de azulejos e uma janela de sacada encimada pelas armas da família Almada. Ao longo do século XX, o palácio foi fragmentado e utilizado por diversas entidades.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta