
Viver num edifício com história pode ser o sonho de muitos. Mas este tipo de imóveis de luxo só está ao alcance de quem tem elevado poder de compra. Há mais de 5 mil herdades, palácios e quintas à venda em Portugal, com valores que começam nos 750 mil euros. A boa notícia para famílias e investidores, que por exemplo procuram oportunidades de negócio no turismo ou na agricultura, é que, apesar do elevado custo destes imóveis históricos, os preços desceram no arranque de 2025, tal como revelam os dados mais recentes do idealista/data.
Contabilizaram-se 5.364 imóveis com história à venda no nosso país nos primeiros três meses de 2025 com preços a partir dos 750 mil euros, mais 18% do que no mesmo período do ano anterior. A sua grande maioria são mesmo quintas, representando 79% da oferta total. Há ainda 870 herdades e 236 palácios no mercado imobiliário de luxo.
Embora sejam exclusivos, a verdade é que estes três tipos de imóveis históricos foram colocados à venda no arranque de 2025 por preços mais baixos face há um ano. A redução do custo de aquisição foi mais acentuada no caso dos palácios (-19%), seguidos das herdades (-16%) e das quintas (-4%), mostram ainda os dados do idealista/data.
Além de haver mais oferta de quintas à venda em Portugal, também se observa um maior interesse por este tipo de imóveis do que por herdades ou palácios. Ou seja, a média de contactos por cada quinta anunciada é 51% superior face aos outros dois tipos de ativos. Aliás, a procura por quintas foi a única que aumentou no último ano, embora ligeiramente (+1%), tendo caído 56% no caso dos palácios e 3% nas herdades.
O menor custo das quintas à venda no país pode ajudar a explicar esta maior pressão da procura. No início de 2025, o preço mediano das quintas foi de 1,3 milhões de euros, um valor 23% mais baixo face ao de uma herdade (1,68 milhões) e 54% menor em comparação ao preço de um palácio (2,85 milhões de euros).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Quintas à venda em Portugal: onde há mais e a que preços?
Quem pretende comprar uma quinta em Portugal vai encontrar uma vasta oferta distribuída por quase todo o país. Claro que há distritos onde se concentra mais oferta, como é o caso de Lisboa, Setúbal, Faro, Porto e Braga, onde há mais de 300 quintas no mercado. Por outro lado, em várias ilhas dos Açores – São Miguel, São Jorge, Terceira e Santa Maria – a oferta de quintas é inferior a 20 imóveis anunciados.
O que também salta à vista é que há mais 26% de quintas à venda no território nacional no início de 2025 do que um ano antes. Em Castelo Branco, Bragança, Beja, Coimbra e Braga o número de quintas no mercado subiu mais de 50%. Santarém foi o único distrito com amostra representativa (superior a 30 imóveis anunciados) onde se observou uma queda da oferta.
Entre os locais mais procurados para comprar quintas, seja por famílias endinheiradas ou investidores, está Setúbal, Leiria, Lisboa e Faro. Já Viseu, Coimbra e Portalegre são os distritos que despertaram menos interesse. A tendência de evolução anual da procura por quintas não foi clara, uma vez que cresceu em metade dos territórios nacionais e caiu na outra metade, com Leiria a registar a maior subida (mais do que duplicou) e Coimbra a maior descida (-53%).
O mesmo não se pode dizer sobre os preços. Na grande maioria dos distritos e ilhas portuguesas analisadas, as quintas foram colocadas à venda no início de 2025 por valor bem mais baixos do que no mesmo período do ano. As maiores quedas dos preços destes imóveis foram observadas em Vila Real (-32%) e em Lisboa (-20%).
Ainda assim, quem quer comprar uma quinta em Portugal tem de desembolsar no mínimo um milhão de euros (o preço mediano em Bragança, o mais baixo de todos). Aveiro é o distrito que tem as quintas mais caras do país (quase 2 milhões), seguido de Faro e Lisboa, onde o custo mediano ronda os 1,5 milhões de euros.
Palácios e herdades para comprar procuram-se…
A oferta de herdades e palácios à venda em Portugal é muito mais pequena quando comparada com o stock de quintas no mercado. E está muito mais concentrada em determinados territórios, havendo mesmo distritos e ilhas com oferta escassa ou inexistente, segundo os dados disponíveis.
Apesar de o número de herdades no mercado ter caído ou ficado estável no último ano nos cinco distritos com amostras representativas (superior a 30 ativos), verifica-se que em Setúbal, Faro, Beja e Évora há mais de 100 imóveis deste tipo anunciados. Em Portalegre foram registadas 50 herdades à venda no início do ano. De notar que em Lisboa o número de herdades caiu de tal forma (-44%) que passou a ser inferior a 30 imóveis, igualando a oferta existente no Porto.
A maior pressão da procura de herdades à venda é sentida onde estão mais baratas: é o caso de Faro (1,45 milhões de euros). E o menor interesse foi observado em Beja, onde as herdades têm dos preços mais elevados (cerca de 2 milhões).
No último ano, sentiu-se uma clara tendência de descida dos preços das herdades nestes territórios portugueses, tendo a maior sido sentida em Faro (-26%) - isto apesar de ter havido subida dos custos em Setúbal. Também se observou uma clara queda da procura por herdades: dos 5 distritos analisados, a procura caiu em quatro, mas disparou em Portalegre.
O universo dos palácios à venda em Portugal é o menor de todos, tendo sido apenas registados 236 imóveis deste tipo à venda no mercado nacional no início de 2025. Só dois distritos é que apesentaram 30 ou mais palácios para comprar: Lisboa e o Porto.
A procura por palácios caiu tanto a nível nacional (-56%) como nestes dois territórios (-82% na Invicta e -31% na capital). Mas salta à vista estes imóveis com história à venda em Lisboa atraem muito mais compradores do que os localizados na cidade do Porto (ou seja, a média de contactos por anúncio é muito superior).
A queda do interesse pelos palácios para comprar no nosso país, a par do aumento anual de oferta de 16%, pode ajudar a explicar a descida de preços destes imóveis a nível nacional no último ano (-19%). Ainda assim, o preço dos palácios continua bem elevado, sobretudo em Lisboa, apresentado o custo mediano de 7,5 milhões de euros. No Porto, o preço dos palácios duplicou no último ano para 3,2 milhões de euros.
Metodologia
Para realizar esta análise foram considerados os dados do idealista/data relativos à oferta, procura e preços medianos das herdades, quintas e palácios à venda em Portugal no primeiro trimestre de 2025 por preços superiores a 750 mil euros. Na análise por distritos e ilhas foram considerados os territórios que apresentavam, pelos menos, 30 imóveis no mercado nesse período. Para calcular variações da oferta, procura e preços destes imóveis foram usados dados do primeiro trimestre de 2025 e do primeiro trimestre de 2024 (evolução anual).
Para poder comentar deves entrar na tua conta