Os leilões começaram a 3 de outubro e prolongam-se até ao início de 2026 e incluem também edições limitadas e designs icónicos.
Comentários: 0
Eames Office | Catawiki
Eames Office | Catawiki
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

O Eames Office, estúdio criativo fundado por Charles e Ray Eames em 1941 e atualmente liderado pela terceira geração da família, iniciou uma colaboração inédita com a Catawiki, o principal mercado europeu de objetos especiais, para lançar uma série de leilões digitais com peças de arquivo, edições limitadas e designs icónicos da dupla norte-americana.

Estes leilões online começaram dia 3 de outubro de 2025 e vão prolongar-se até ao início de 2026. No total serão três leilões que oferecem a colecionadores e apaixonados pelo design em toda a Europa uma oportunidade inédita de adquirir peças históricas de design.

As cerca de 30 obras apresentadas, diretamente da Eames Office Shop, desde esculturas em contraplacado e produções de edição limitada de cadeiras icónicas, como a Eames Fiberglass Armchair with Steinberg Cat (Vitra/Herman Miller), até gráficos vintage, brinquedos e joias de coleção, revelam a diversidade criativa de Charles e Ray Eames. Cada um dos três leilões dará a conhecer dimensões diferentes do legado Eames.

Charles e Ray Eames: um legado que redefiniu o design 

Eames Office | Catawiki
Eames Office | Catawiki

Mais do que simples colaboradores, Charles e Ray Eames redefiniram o papel do design no mundo moderno. A formação em arquitetura de Charles e a formação em pintura e artes plásticas de Ray foram as bases para a construção de uma visão de mundo holística, movida pela curiosidade e pela experimentação. 

O seu espírito de trabalho, democrático, lúdico e humano, fazem igualmente parte do legado desta dupla. 

Em comunicado, Eames Demetrios, diretor do Eames Office e neto de Charles e Ray Eames, explica o papel essencial dos colecionadores na celebração da curiosidade e do espírito pioneiro de Charles e Ray. “Muitas vezes, são eles que ajudam os outros a reconhecer o valor — intrínseco e económico — de designs menos conhecidos. Um exemplo é o Eames Elephant: nós próprios brincávamos com ele em criança, mas era tão difícil de fabricar que praticamente só a nossa família o tinha. Uma edição especial lançada no centenário de Charles trouxe-o de volta, mas é a primeira versão numerada que continua a ser mais procurada pelos colecionadores", afirma Eames Demetrios.

Eames Office | Catawiki
Eames Office | Catawiki

O diretor do Eames Office diz ainda que "esta parceria com a Catawiki é um passo entusiasmante para garantir que colecionadores de todo o mundo possam aceder, apreciar e, se tiverem sucesso nos leilões, viver com estes designs particularmente icónicos — incluindo elefantes! — que selecionámos diretamente dos nossos arquivos”.

Já Morten Valther Graae Joergensen, vice-presidente de interiores da Catawiki, que iniciou esta colaboração com o Eames Office, revela que a empresa acredita que “o bom design não deve estar reservado a um grupo restrito, mas sim ao alcance de todos”, acrescentando que “a parceria com o Eames Office é um marco importante nessa missão”.

“Charles e Ray Eames transformaram a forma como pensamos sobre forma, função e beleza, e esta série de leilões permite que mais pessoas se liguem ao seu legado de forma significativa. Ao permitir o acesso a peças raras e de arquivo, não celebramos apenas a genialidade dos Eames, estamos também a ajudar os apaixonados do design em toda a Europa a preservar esse legado para as gerações futuras”, conclui o responsável.

Eames Office | Catawiki
Eames Office | Catawiki

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta