Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Os nomes mais populares em 2016

Autor: Redação

Portugal continua a ser o país das Marias. Pelo terceiro ano consecutivo, em 2016 este foi o nome mais popular entre as meninas com 5677 crianças registadas, um número três vezes superior ao do segundo lugar do ranking das raparigas, que pertence a Matilde. Já no que toca aos rapazes, os Joões perderam no ano passado o pódio para Santiago, que foi o nome masculino mais famoso, segundo dados do Instituto dos Registos e do Notariado.

No Top 10 das meninas continuam a figurar os mesmos nomes de 2015, mas com algumas mudanças de posição. Matilde, por exemplo, subiu da terceira para a segunda posição da lista, trocando de lugar com Leonor. Também Carolina e Beatriz. Mariana e Ana mantiveram-se, respetivamente, no sexto e sétimo lugares. Já Sofia subiu da décima para a oitava posição, seguida por Inês e Margarida.

O Top 10 dos rapazes tem apenas um novo nome novo, Duarte, que tinha saído do ranking em 2015 e no ano passado destronou Guilherme. Afonso, Tomás, Miguel e Gabriel continuaram nos mesmos lugares, mas João desceu para segundo e Francisco subiu de quinto para terceiro. Martim foi o que mais cai, da segunda para a quinta posição.

Em sentido contrário, há nomes que já foram vulgares mas que estão a cair em desuso como Paula (13), Sandra (12) ou Lurdes (2). O fenómeno repete-se nos homens, com Domingos (11), Américo ou Rogério. E há mais de mil casos de nomes escolhidos apenas uma vez, como por exemplo Ânia, Edna ou Edegarnia para elas e Alírio, Egídio ou Dárcio para eles.