Comentários: 0

Agora que o outono já começou e que o calor parece estar a chegar ao fim, chega a altura de falar em sistemas de aquecimento da casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te alguns conselhos na hora de escolher um termoventilador.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Queremos comprar um termoventilador para a nossa casa, mas temos algumas dúvidas sobre qual escolher. Podem aconselhar-nos?

Entre os aparelhos portáteis, os termoventiladores são baratos, rápidos a aquecer, fáceis de transportar e arrumar, mas deves ter em conta as seguintes informações:

  • Verifica se podes usar o termoventilador assim que seja retirado da caixa ou se é preciso montar, por exemplo, as rodas ou outro tipo de suporte. Os modelos mais altos devem ser estáveis e resistentes às quedas. 
  • Os modelos para usar na casa de banho devem incluir, na placa de características, a indicação IP21 ou superior.

Quanto ao aparelho mais adequado, apenas podemos salientar algumas características. A escolha deve ser da família! 

  • Aquecedor portátil - Conta com cerca de 1.000 Watts por cada 10 a 15 metros quadrados (m2). Numa sala de 30 m2, tens de optar por um aparelho de 2.000 a 2.500 Watts. Regula os termoventiladores potentes em pequenas divisões. Por exemplo, se for de 2.000 Watts, programa-o para metade da potência máxima num quarto de 15 m2.
  • Modelos com  ventoinha – são mais rápidos a aquecer, porém são ruidosos, pelo que não são ideais para os quartos. Para estes espaços, podes escolher um modelo sem convetor.
  • Os aparelhos devem ser leves, fáceis de transportar e manobrar e ter um painel de fácil leitura. 
  • A opção de modelos com termóstato digital, para uma maior precisão nas temperaturas selecionadas, é uma boa estratégia. Um temporizador poderá ser útil para desligar automaticamente o aparelho, por exemplo, à noite ou quando atingir a temperatura de conforto.
  • Não confundas termoventiladores de parede com aparelhos de ar condicionado: apenas partilham o aspeto visual da unidade interior. Todo o resto é diferente.

Informa-te mais sobre este tema aqui

Nota: notícia atualizada a pedido da Deco no dia 05/11/2018, às 13h. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta