Comentários: 0
Deco Alerta: Tudo sobre como aquecer a casa
GTRES

Com o frio, os portugueses tendem a investir na compra de sistemas de aquecimento para a casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre estes aparelhos.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Queres aquecer a casa? Informa-te bem antes de tomar uma decisão de compra!

Muitas famílias aproveitam a época das promoções comercias e saldos para comprar eletrodomésticos. Com o frio que se faz sentir oiu avizinha os sistemas de aquecimento são campeões de vendas. Estes aparelhos devem ser escolhidos de acordo com as características da casa e do orçamento disponível. 

Consumo energético: comprar o mais barato pode sair caro

A escolha de aparelhos portáteis pode ser a opção mais económica, porém estes equipamentos consomem muita energia. Como não controlam a temperatura, funcionam durante mais tempo que o necessário e, além disso, fazem muito barulho e o conforto de utilização é baixo. 

É o caso dos termoventiladores com ventoinha que, apesar de mais rápidos a aquecer, são ruidosos, pelo que não são ideais para os quartos. Com este objetivo, prefira um sistema passivo sem ventiladores.

O ar condicionado, a salamandra a pellets e a caldeira a gás são outras opções de aquecimento e todas elas têm de estar bem dimensionadas para a área a aquecer, de modo a serem energeticamente eficientes. 

O custo médio de utilização anual das salamandras, por exemplo, ronda os 336 euros, de acordo com os nossos testes, e apresenta como principal vantagem a utilização de pellets de origem sustentável, logo sem abate de árvores para a sua produção. Esta energia renovável é neutra em carbono, pelo que é uma solução ecológica e amiga do ambiente.

Atenção aos custos de instalação

A existência de pré-instalação de aquecimento central influencia muito o preço final de soluções como a caldeira a gás. Se a casa não estiver preparada, será necessário instalar tubagens e radiadores nas paredes, sistemas de controlo de funcionamento, entre outros. A complexidade destas obras varia muito de casa para casa.

Uma salamandra a pellets tem de ser ligada a uma chaminé para exaustão dos fumos da combustão. Se não tiveres chaminé, terás de verificar a viabilidade e a legalidade de instalar uma com o condomínio e com a câmara municipal.

No caso de decidires por um destes sistemas, orçamenta as obras necessárias, pois o custo total pode inviabilizar esta opção.

Informa-te bem sobre os diferentes sistemas de aquecimento. Consulta os nossos estudos e simuladores. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade